quarta-feira, 13 de Novembro de 2013 10:53h

Semana Mineira de Redução de Resíduos é marcada por eventos técnicos e de cunho socioambiental

Na Europa, assim como em Minas, os organizadores assumem papel de facilitadores, mobilizando a sociedade para que ela própria participe de forma efetiva das soluções

Entre os dias 18 e 22 de novembro, a IV Semana Mineira de Redução de Resíduos, mobiliza a sociedade em uma série de ações com foco na gestão. A Semana, que tem como tema principal o conceito “O melhor resíduo é aquele não gerado” propõe o engajamento de pessoas de diversos segmentos e uma mudança de comportamento da sociedade visando à redução do lixo gerado em Minas.

Como nas edições anteriores, o evento é realizado paralelamente à Semana Europeia de Redução de Resíduos. Na Europa, assim como em Minas Gerais, os organizadores do evento assumem o papel de facilitadores, mobilizando a sociedade para que ela própria, representada por suas instituições e cidadãos, tome consciência do seu papel e participe, de forma efetiva, das soluções.

De acordo com a presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Zuleika Torquetti, mais do que um problema tecnológico e científico, a questão dos resíduos gerados pela sociedade deve ser encarada como um problema socioambiental. “As consequências são negativas não só para o meio ambiente, mas, também, para a qualidade de vida e o futuro de toda a sociedade”, afirma.

Eventos

Durante a Semana serão realizados vários eventos e ações voltados à temática dos resíduos. A abertura oficial acontece no dia 18 de novembro, às 9h, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte. Na cerimônia será lançado o Guia Técnico Ambiental da Indústria de Cerâmica Vermelha.

O estudo foi elaborado pela Feam em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Sindicato das  Indústrias de Cerâmica para Construção e Olaria no Estado de Minas Gerais (Sindicer). O guia reúne as informações necessárias para o uso correto desse resíduo na fabricação de cerâmica vermelha, além de fornecer orientações para empresas e seus colaboradores com o objetivo de auxiliar uma produção mais eficiente, econômica e com menor impacto ambiental no setor.

Na solenidade, será aberta a Mostra de Produtos Recicláveis de 29 artesãos e a Exposição Fotográfica “Trajetória dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado de Minas Gerais”.

Workshop

No dia 18, em Belo Horizonte, será realizado o workshop ”Gestão de Resíduos e da Qualidade do Solo – Valores de Referência de Qualidade para Radionuclídeos”. O evento reunirá especialistas que apresentarão trabalhos relacionados ao tema e ações pioneiras no País em relação à definição de valores orientadores para radionuclídeos. A atividade terá início às 9h, no auditório da Fiemg, na avenida do Contorno, 4520, no bairro Funcionários.

No dia 19, a partir de 9h, será realizado ato solene na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no qual serão apresentados os resultados da pesquisa de “Impacto da Política do Bolsa Reciclagem - Lei 19823/2011 – vertentes social, ambiental e econômica”. Na ocasião também serão comemorados os dois anos da Política Bolsa reciclagem, programa que já beneficiou mais de mil catadores com repasse de mais de R$ 3 milhões.

Ainda no dia 19, dois encontros irão debater a questão dos resíduos. No primeiro deles, a partir das 14h no CMRR, o tema será a logística reversa, instrumento previsto na Lei de Resíduos caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação. Simultaneamente, no auditório do Cefet, campus 2, avenida Amazonas 7675, serão debatidas as perspectivas e desafios para a gestão de resíduos provenientes do tratamento de esgotos sanitários.

No dia 20, no CMRR, será realizado o IV Encontro Estadual de Coleta Seletiva. O evento reunirá representantes de associações de catadores, empresas e instituições relacionadas à gestão de resíduos para palestras e discussões sobre o tema “Reflexão sobre o Mercado da Reciclagem com a inclusão socioprodutiva dos catadores”. Outro evento, também no dia 20, é o seminário “Valorização dos Resíduos de Ardósia”, que busca apresentar estudos prognósticos para o setor em Minas Gerais. O seminário será realizado na cidade de Papagaios, na região Central de Minas, a partir de 14h.

No dia 21, às 18h30, no CMRR será feita exibição do documentário Aterro "O lixo é sua própria vida". Aterro é um filme sobre sete mulheres pioneiras da catação de lixo no Brasil. Diante do atual e controverso sistema de aterragem, elas falam do aparente inevitável destino do lixo. O contexto é de uma Belo Horizonte como cidade planejada, construída e inaugurada sob os preceitos progressistas no final do século XIX, e que em meio século, tem sua produção de lixo ultrapassando os limites do sistema de gestão de resíduos e passando a ser jogado a céu aberto a menos de 5 km do centro da cidade. Após a sessão será realizado um debate com o diretor Marcelo Reis e as catadoras protagonistas da história.

Encerrando a semana, a Cidade Administrativa receberá a “Feira de Trocas”, atividade realizada pelo Programa AmbientAÇÃO que busca fortalecer a conscientização pelo consumo consciente, o exercício da solidariedade e a prática da cooperação, integrando estratégias de mobilização e sensibilização para a sustentabilidade. A feira ocorrerá no andar térreo do Prédio Minas da CA, na Semana de Redução de Resíduos no dia 22 de novembro de 2013. No espaço serão disponibilizados os bens e produtos trocados por moedas sociais durante a arrecadação destes itens.

A programação completa e as ações que serão realizadas durante a IV Semana Mineira de Redução de Resíduos estão disponível na internet, no endereço eletrônico www.minasmenosresiduos.com.br.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.