segunda-feira, 3 de Junho de 2013 11:08h Agencia Minas

Seminário busca o alinhamento de estratégias de prevenção e repressão à criminalidade

Secretários de Segurança de todo o país se reúnem em Belo Horizonte; governador Alberto Pinto Coelho participa da abertura do evento

Minas Gerais será palco de discussões nacionais sobre segurança pública nesta segunda (03) e terça-feira (04). Secretários de Segurança e Chefes da Polícia Civil dos 27 Estados e Distrito Federal estarão em Belo Horizonte para alinhar estratégias prevenção e repressão à criminalidade durante as reuniões do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP) e do Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil (CONCPC).

Serão debatidos temas de interesse nacional na área de Defesa Social e trocadas experiências de sucesso em áreas comuns às secretarias, como integração de banco de dados, reforço de segurança em áreas de divisas, enfrentamento ao crime organizado e explosão de caixas eletrônicos.

Na abertura do evento, que acontece na noite desta segunda, também será assinado Termo de Cooperação Técnica entre a cúpula do Sistema de Defesa Social do Estado e os secretários de Segurança Pública do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. O documento possibilitará o compartilhamento de informações, sobretudo o fomento de ações e operações policiais voltadas a prevenção e a repressão ao tráfico de drogas ilícitas e de armas de fogo.

O documento também prevê o planejamento estratégico de atuações policiais conjuntas voltadas para a prevenção e combate aos atos de violência e de criminalidade, além do intercâmbio de profissionais dos respectivos estados para troca de informações e boas práticas. O vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, estará presente na abertura do evento.

Na terça-feira (04), segundo dia de reunião, os trabalhos começarão às 9h, e se estenderão até às 17h. Entre várias atividades programadas estão previstas duas palestras de secretários de Estado: uma sobre Tecnologia da Informação pelo secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame e a outra sobre o Enfrentamento ao Crime Organizado, pelo secretário Fernando Vieira, de São Paulo.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.