quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2013 12:13h Universidade Federal de São João del-Rei

Seminário sobre EAD foca inclusão e tecnologia no ensino

Inclusão e Tecnologia é o tema do 2° Seminário de Educação a Distância (EAD), que acontece nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro, sexta e sábado, no Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Com o objetivo de fortalecer a discussão sobre EAD no contexto das novas políticas educacionais, o evento terá palestras, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas e apresentação de trabalhos na modalidade comunicação/relatos de experiência. O público-alvo é formado por professores, tutores e alunos envolvidos com a EAD ou interessados em participar das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Educação a Distância da UFSJ (Nead).

O Seminário privilegia pesquisas em torno de cinco eixos: Alfabetização e Letramento; Educação Empreendedora; Mídias na Educação; Matemática; e EAD, Tecnologia e Inclusão. Segundo a coordenadora do Programa Anual de Capacitação Continuada do Nead, Mirtes Zoé Moura, o evento contempla as temáticas trabalhadas nos cursos de especialização oferecidos pelo Núcleo e representa fundamentos estudados nos cursos de formação continuada de professores vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil. ”Serão 15 oficinas dos mais diversos temas, como O uso do Blog como ferramenta educativa, Desafios da Educação Empreendedora, O uso da tecnologia para potencializar a Educação Ambiental e Existe receita de procedimentos para ser um professor bem-sucedido?”, explica Mirtes.

Mirtes lembra que a Educação a Distância vem avançando muito no cenário educacional nacional e representa um importante mecanismo de inclusão social diante da enorme demanda por formação inicial e continuada que se apresenta no país. “Embora sofra ataques e preconceitos no meio acadêmico, a educação a distância vem se configurando como uma modalidade de ensino que efetivamente tem contribuído na formação de profissionais das mais diversas áreas”, conclui a coordenadora.

Para a coordenadora do Nead, Marise Santana da Rocha, o Seminário constitui um espaço para discussão, reflexão e partilha das experiências em torno da educação a distância e do uso da tecnologia como caminhos possíveis para inclusão e justiça social. “É também uma oportunidade de apresentarmos as experiências e as pesquisas desenvolvidas nos cursos ministrados pela UFSJ na modalidade EAD”, finaliza. A Universidade oferece, na modalidade a distância, as graduações em Administração Pública, Matemática e Pedagogia; as especializações em Educação Empreendedora, Práticas de Letramento e Alfabetização, Matemática, Mídias na Educação e Gestão Pública; além de diversos cursos de aperfeiçoamento.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.