quinta-feira, 14 de Março de 2013 09:58h SENAR MINAS

SENAR inicia 3 GQCs esta semana em Poço Fundo, Santo Antonio do Monte e Córrego Fundo

Produtores de café de Poço Fundo, de leite de Santo Antonio do Monte e de cachaça de Córrego Fundo vão agregar mais valor às suas propriedades com o GQC (Gestão com Qualidade em Campo) – programa gratuito do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), iniciado esta semana nos três municípios. Ao todo, serão treinados 60 produtores até julho.

 

Serão atendidas 10 propriedades em cada um dos municípios, com dois representantes de cada uma delas. O GQC é um programa diferenciado do SENAR com objetivo de aperfeiçoar a gestão e a qualidade dos processos nas fazendas para atender às exigências do mercado. O instrutor é o administrador rural Jair Monte.

 

O programa conta com metodologia própria: aulas expositivas e dinamizadas com exemplos retirados da própria realidade do grupo, além das consultorias nas fazendas. Em Poço Fundo, serão beneficiados produtores de café, numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Poço Fundo.

 

“O GQC era um pedido dos cafeicultores, pois traz mais conhecimento na área de gerenciamento. Já formamos uma turma em 2011 e as referências foram boas para que fizéssemos outro novamente”, disse o mobilizador do município, Rodrigo Carneiro Lopes.

 

Para o presidente do sindicato, Rêmulo Paulino da Costa, o GQC vai trazer melhores condições para o gerenciamento das propriedades cafeeiras sempre olhando os avanços da tecnologia. “Com certeza, eles terão uma boa orientação. Hoje, não basta produzir, tem que se unir qualidade com quantidade para entrar bem no mercado exigente. O curso do SENAR vem nos ajudar nisso”, declarou.

 

Cachaça

 

Em Córrego Fundo, quem participa do GQC são produtores de cachaça por meio da Cooperativa de Produtores de Cachaça da Região Caucária, que tem sede no município. O programa é realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Formiga.

 

Vão participar do curso produtores de Córrego Fundo, Pimenta e Itapecerica. Conforme a mobilizadora Rosa Gontijo de Faria, o GQC era solicitado ao sindicato de Formiga há mais de 2 anos.

 

“Pensamos que o GQC irá melhorar muito a administração dos produtores, visando reduzir os custos e oferecer maior rentabilidade e lucro da nossa cachaça”, disse o presidente da cooperativa, Neurimar José Pinto. “Acredito que o curso abrirá mais a visão do produtor com padronização dos processos de produção”, completou

 

Neurimar afirmou que o diferencial do GQC são as consultorias nas propriedades. “Isso dará respaldo para que o produtor possa enxergar onde estão os problemas e saná-los mais rapidamente. Com estas mudanças, inicialmente já vamos melhorar a qualidade da nossa cachaça e depois conseguir um melhor preço do produto no mercado”, avaliou.

 

Atualmente, a cooperativa tem 38 associados e produz 2 milhões de litros de cachaça/ano.

 

Leite

 

Já em Santo Antonio do Monte, 10 propriedades leiteiras participarão do primeiro GQC realizado no município pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antonio do Monte. As aulas teóricas acontecem na própria sede do sindicato.

 

“Estamos com uma expectativa grande com o GQC, porque irá trazer muitos benefícios para nossos produtores. Estamos esperando esse treinamento há muito tempo, pois existe uma necessidade grande por parte dos produtores de leite e irá nos abrir uma porta para mais cursos do SENAR”, disse o presidente do sindicato, Cléber de Minas Monteiro, enfatizando a importância do SENAR na cidade.

 

O GQC é dividido em módulos, com aulas teóricas e consultorias nas fazendas. Dentre as principais metas do programa, destacam-se: estimular mudança cultural de agricultor para “empresário rural”; eliminar desperdícios; agregar valores às atividades da fazenda; melhorar qualidade dos processos e buscar sustentabilidade do negócio; adequar-se às exigências do mercado; utilizar indicadores que auxiliem nas decisões e melhorar a qualidade do produto final para satisfazer clientes internos e externos.

 

Confira a programação do GQC na região:

Poço Fundo: 11de março a 5 de julho

Córrego Fundo: 13 de março a 12 de julho

Santo Antonio do Monte: 15 de março a 19 de julho

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.