terça-feira, 12 de Novembro de 2013 09:50h

SENAR treina 45 mulheres rurais no artesanato do Pronatec esta semana

Bom Jesus da Penha, Piumhi e Vargem Bonita, 12 de novembro de 2013

MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promove nesta semana três cursos de “Artesão”, dentro do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Os treinamentos gratuitos acontecem para 45 mulheres rurais das cidades de Bom Jesus da Penha, Piumhi e Vargem Bonita.

Em Bom Jesus da Penha, o curso é realizado pela Cooparaiso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso). As aulas começaram hoje no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para 15 esposas de trabalhadores de fazendas de café do município, que vão aprender a trabalhar com crochê e bordado.

Lá, o curso começou hoje e vai até o próximo sábado, 16 de novembro. “O Cras nos solicitou o treinamentos destas mulheres pelo Pronatec para que elas tenham uma renda extra”, disse Ricardo Ferreira, mobilizador da Cooparaiso. “Este é o segundo módulo do Pronatec e temos mais dois módulos até o final deste mês”, completou.

Em Piumhi, o curso começou ontem direcionado para 15 detentos do Presídio Municipal, sendo 13 mulheres e 2 homens, que estão aprendendo sobre bordados, numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Piumhi.

O mesmo aprendizado ocorre em  Vargem Bonita, onde o treinamento acontece na Câmara Municipal para 15 mulheres de famílias rurais desde ontem. “Atendemos um pedido do próprio presídio e das mulheres de Vargem Bonita, que procuram uma alternativa de renda com os cursos do Pronatec através do SENAR”, explicou a mobilizadora do sindicato de Piumhi, Darci Garcia de Melo.

Confira a data dos próximos Módulos do Pronatec nessas cidades:
- 3º Módulo: 18 a 22 de novembro
- Módulo Básico: 25 a 29 de novembro

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.