sexta-feira, 17 de Agosto de 2012 11:48h Gazeta do Oeste

Sensação térmica será de 8 graus na Grande BH durante o fim de semana

Os ventos serão responsáveis por uma sensação térmica ainda mais baixa no final de semana em Belo Horizonte e Região Metropolitana. A previsão de temperatura mínima é de 15 graus no sábado e domingo e a máxima de 24 graus, segundo o metereologista Adelmo Correia, do TempoClima Puc Minas. Como os ventos estão mais intensos, explica o metereologista, com velocidade aproximada de 40km/hora, a sensação térmica deve ser de 8 graus durante as manhãs, como também foi registrado nesta segunda-feira.

Os ventos, comuns no mês de agosto, são resultado da ação dos ventos marítimos associados aos centros de alta pressão do Ocenado Atlântico Sul. Correia explica que estes ventos giram no sentido anti-horário e levam ao hemisfério frio e umidade.

Mesmo que a massa de ar frio do Alântico Sul mantenha a umidade do ar por volta de 50% no período da tarde, a Grande BH não terá chuva nos próximos cinco dias, garante o metereologista. De acordo com ele, desde 6 de junho não há registro de chuvas fortes na região. “A chuva é considerada fraca quando seu volume não ultrapassa 5 milímetros, sendo que cada milímetro corresponde a um litro de água por metro quadrado. Ou seja, se choveu 5 milímetros, foram registrados 5 litros por metro quadrado no período de 24 horas”, explica. 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.