segunda-feira, 20 de Julho de 2015 13:36h

Servas, Codemig e Senai oferecem cursos gratuitos de moda em Minas Gerais

Levantamento mostra que 60% das empresas do setor de vestuário enfrentam escassez de mão de obra no estado

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG), lançou nesta segunda-feira (20/7) a oferta de cursos gratuitos de corte e costura para capacitar cidadãos de várias regiões do estado. O objetivo é atender à demanda crescente de profissionais qualificados para o setor de moda em Minas Gerais.
Equipes do Servas e da Codemig identificaram, em parceria com o sindicato das indústrias de moda, os principais gargalos do setor. O levantamento mostra que 60% das empresas do segmento de vestuário têm dificuldades com a escassez de mão de obra. A primeira oferta de cursos inclui as cidades de Belo Horizonte, Divinópolis (Centro-Oeste), Montes Claros (Norte de Minas) e Juiz de Fora (Zona da Mata). O Senai-MG será responsável pela supervisão de todas as etapas da formação técnica.
O primeiro curso será realizado no Senai Montes Claros hoje (20/7). Em seguida, as aulas serão oferecidas para moradores de Ribeirão das Neves, no Senai Horto, em Belo Horizonte (21/07), no Senai Divinópolis (27 de julho) e no Senai Juiz de Fora (24 de agosto). Os alunos precisam ter, no mínimo, 16 anos e serão atendidos apenas moradores dos bairros selecionados como prioritários, por demandarem mais profissionais qualificados.
“O objetivo do Servas e parceiros é estimular a formação de novos profissionais para um setor em expansão no estado. Todas essas cidades demandam mais qualificação e podem absorver novas vagas de trabalho”, afirma a presidente do Servas, Carolina Oliveira Pimentel.
As modalidades incluem o curso de costura industrial (em Juiz de Fora e Belo Horizonte), auxiliar de corte e corte (Divinópolis) e modelagem feminina, masculina e infantil (Montes Claros). As inscrições podem ser feitas nas unidades do Senai de cada município. Em Belo Horizonte, as aulas serão exclusivas para moradores de Ribeirão das Neves, que podem fazer a inscrição no Senai Horto.
Os interessados devem apresentar, no ato de inscrição, documentos oficiais de identificação, original e cópia – em caso de alunos menores de 18 anos, original e cópia também do documento do responsável – original e cópia do CPF e comprovante de residência de até quatro meses anteriores. Na ausência desse comprovante, pode ser apresentada uma declaração de próprio punho.

Serviço:
Cursos gratuitos de corte e costura em BH, Divinópolis, Juiz de Fora e Montes Claros
20/07/15: Montes Claros (bairros Cidade Industrial, Vila Castelo Branco, Eldorado, Santos Reis, Jaraguá II, Vila Anália, Planalto, Major Prates, Santa Laura e Vila Oliveira)
21/07/15: Belo Horizonte, (para moradores do município de Ribeirão das Neves, na região metropolitana)
27/07/15: Divinópolis (bairros Primavera e Terra Azul)
24/08/15: Juiz de Fora (bairros Vila Esperança I, Vila Esperança II, Linhares, Vila Olavo Costa, Santa Rita e Granjas Betânea)

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.