terça-feira, 18 de Agosto de 2015 11:44h

Sete estudantes mineiros do Pronatec ganham medalhas na WorldSkills Competition

Sete estudantes de Minas Gerais que tiveram acesso à educação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) conquistaram medalhas na 43ª edição da WorldSkills Competition

O Brasil sagrou-se campeão, superando países com tradição na educação profissional como a Coréia do Sul, 2º lugar, e Taipé Chinesa (Taiwan), 3º lugar. Após quatro dias de provas, a equipe brasileira foi premiada com 11 medalhas de ouro, nove de prata e nove de bronze.
Carlos Rubens Teixeira Junior, de Pedro Leopoldo, levou a medalha de ouro na modalidade Instalações Elétricas Prediais. Kaio Junio Martins Silva, estudante de Tecnologia da Moda de Patos de Minas, também ficou em 1º lugar. David Silva Damasceno trouxe para Itabira a medalha de prata conquistada em Construção de Estruturas Metálicas.
Os outros quatro medalhistas mineiros são da capital. Djalma Rodrigues de Assis e Weslen Pereira Santana ficaram com a prata em Escultura em pedra e em Marcenaria de Estruturas, respectivamente. Evandro Junio Gomes Silva e Gabriel Lucas Teixeira Teles ganharam medalhas de bronze em Eletrônica e em Manutenção Mecânica Industrial, respectivamente.
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, destacou que a vitória do Brasil no WorldSkills é uma vitória do Pronatec, já que dos 31 medalhistas brasileiros, 28 tiveram acesso a formação profissional por meio do programa federal, incluindo os 11 jovens que ganharam medalha de ouro. “Isto muda o papel da educação profissional no país. Não faz mais sentido pensar que ela é inferior. Nossos esforços foram consagrados internacionalmente hoje. Os caminhos entre a educação e o mundo do trabalho só vão crescer”, afirmou.
O empenho em torno do Pronatec e da educação profissional pode ser observado na evolução do Brasil na WorldSkills. Na edição de 2011, realizada em Londres, o país ficou em 8º lugar na classificação geral. Em 2013, o Brasil subiu para a 5ª colocação, na competição de Leipzig, na Alemanha.
Para o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres, a participação e os resultados obtidos pelos estudantes brasileiros na Worldskills 2015 demonstram que o Brasil está no caminho certo ao expandir a educação profissional para os nossos jovens. “A qualidade da educação profissional brasileira é comparável a de países que estão na ponta na área de educação profissional e precisar ser mais conhecida em nosso país para se tornar mais atrativa aos jovens”, disse Feres.
A Worldskills acontece a cada dois anos e reúne os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional. Esta edição, a primeira a ser realizada na América Latina, teve a participação de cerca de 60 países e regiões membros. Ao todo, 1.189 competidores de até 22 anos disputaram o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços, como Artes Criativas e Moda; Construção e Tecnologia de Construção; Produção e Tecnologia de Engenharia; Serviços Sociais e Pessoais; Tecnologia da Informação e Comunicação; Transporte e Logística, entre outras. Nas provas, os competidores precisam executar tarefas do dia-a-dia das profissões que escolheram. Vencem aqueles que executam o trabalho dentro dos prazos e dos padrões internacionais de qualidade.
Worldskills - Em 65 anos de história, a competição reúne jovens qualificados de todo o mundo que trocam experiências de seus ofícios. A organização da competição foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), detentor de um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo.
O Brasil envia representantes para o Worldskills desde 1983. Até este edição, os brasileiros já haviam conquistado 68 medalhas e 111 certificados de excelência. O país vem melhorando seu rendimento na competição passou de cinco medalhas, em 2005, para 12, em 2013. O número de competidores também vem crescendo: foi de 28, em 2011, para 56, em 2015.
Pronatec - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, também em 2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

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