segunda-feira, 26 de Outubro de 2015 13:14h Agência Minas

Sine oferece mais de mil vagas de emprego para pessoas com deficiência

Orientações às empresas e aos candidatos favorecem parcerias; interessados podem consultar banco de oportunidades pela web

Pessoas com deficiências físicas (PCD) que procuram emprego têm boas chances de conseguir trabalho em Minas Gerais. Estão abertas 1.096 vagas no Sistema Nacional de Emprego (Sine), sendo 508 delas em Belo Horizonte. As demais em todo interior do estado. Os cargos mais ofertados são para auxiliar de limpeza, atendente de telemarketing, recepcionista e cobrador de transporte coletivo com salários que variam entre R$ 788,00 e R$ 2.384,00.

Os interessados podem acessar o Portal Mais Emprego (www.masiemprego.mte.gov.br) e lá selecionar as opções de seu interesse, além de montar seu próprio perfil. Quem preferir pode comparecer a um dos 133 postos do Sine, presentes em 121 cidades mineiras. Clique aqui para localizar o Sine mais perto de você.

O diretor de Política de Emprego, da Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte), Frederico de Sant’Anna Caetano Ribeiro, explica que o aumento de vagas se deve às captações realizadas em outubro, após o Dia D (Dia Nacional de inclusão social e profissional da pessoa com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS), em que diversas empresas que receberam orientações sobre a empregabilidade das pessoas com deficiência.

Segundo ele, falta de informação por parte dos empregadores sobre a real capacidade das pessoas com deficiência é um dos principais fatores que dificultam o preenchimento desses postos de emprego. “Precisamos, sistematicamente esclarecer dúvidas quanto às possibilidades de contratação das pessoas com deficiência, tanto para empregadores, quanto para o público. Há diversos aspectos a serem desmistificados sobre as cotas e a qualificação dessas pessoas. A qualificação é outro fator fundamental que vai ser agenda dos próximos anos no Governo de Minas Gerais” ressalta Frederico Ribeiro.

Ainda no fim de 2015, os Sines disponibilizarão vagas para realização de cursos pelo Pronatec, sendo que em 2016 haverá contratações de cursos adaptados para o público PCD, além de confecção e distribuição de outros materiais informativos para candidatos e empresários, visando aumentar a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Empresários interessados em orientações sobre como ofertar vagas ou candidatos com deficiência que queiram procurar cursos e vagas de emprego podem recorrer, em qualquer dia e horário, às unidades do Sines para obter outras informações ou acessar o Portal Mais Emprego.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.