quinta-feira, 11 de Junho de 2015 13:25h

Sistema FAEMG lança Programa Nosso Ambiente

O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, lançou, durante a abertura do 2º Seminário Ambiental Água e Solo, na manhã desta quinta (11), em BH, o Programa Nosso Ambiente, com projetos e ações de fortalecimento do desenvolvimento agropecuário sustentável.

Segundo ele, o Nosso Ambiente representa a sistematização e fortalecimento de iniciativas que potencializarão a atuação do Sistema FAEMG na conservação ambiental: "Somos nós, produtores, quem convivemos com as questões de solo e da água, os maiores interessados na conservação. Queremos assumir papel de protagonistas na preservação de recursos naturais que nos são tão imprescindíveis".

Focado na sustentabilidade da atividade agropecuária, o Programa Nosso Ambiente foi concebido com quarto eixos de atuação:
·         Gestão – voltado para a promoção da sustentabilidade nas propriedades rurais, envolve projetos para recuperação e preservação ambiental, para o aproveitamento racional e sustentável de recursos naturais e para a adequação da atividade à legislação ambiental.

·         Representatividade – visa a Capacitação de técnicos, produtores e lideranças para disseminar e representar os interesses do setor.

·         Monitoramento – pretende o desenvolvimento de mecanismos para acompanhar e avaliar a implantação e evolução de práticas sustentáveis

·         Difusão – tem como objetivo a implantação e intensificação de ações de comunicação para difundir à sociedade a relevância e a atuação dos produtores rurais na preservação ambiental.


A iniciativa recebeu apoio da Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): “Ao lançar uma ação estruturada em benefício da produção agrícola, respeitando as boas práticas ambientais, a FAEMG mostra o quanto está comprometida com a produção sustentável. A atividade produtiva rural se moderniza a cada dia em respeito à Legislação Ambiental e é importante que a sociedade urbana tenha conhecimento do que vem sendo feito no campo”.

A primeira ação do Programa Nosso Ambiente foi realizada na sequencia de seu lançamento, com a assinatura de termo de cooperação ambiental entre Sistema FAEMG, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Sistema FIEMG) e Instituto Bio Atlântica (IBio), tendo como objetivo a promoção, fomento e o desenvolvimento do Programa de Disponibilidade Hídrica do Rio Doce. De acordo com Roberto Simões, os setores produtivos já estão empenhados em conservar o meio ambiente, agora é hora de integrar esses esforços por meio de parceiras, ampliando a eficácia dessas ações.

O presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior, concorda que o momento é de somar esforços: “Quando nós nos organizamos em um convênio como esse, que tem uma preocupação com o uso correto do meio ambiente, é da maior relevância. Temos mesmo que nos unir e ampliar o foco. Para investirmos mais temos que ser mais econômicos e eficazes e para isso precisamos explorar a sinergia que existe entre os setores. Temos que aproveitar nossas especialidades e fazermos o que todo empresário, rural ou industrial, faz bem que é aplicar recursos de forma eficiente. É isso que pretendemos aqui”.

Para o presidente do IBio, Eduardo Figueiredo, o compromisso firmado entre FAEMG e FIEMG irá incentivar a participação de produtores e industriais nos projetos de preservação e recuperação de bacias: “O protocolo assinado hoje é de grande importância, pois expressa o pacto entre a agricultura e a indústria para a recuperação da bacia do Rio Doce. Com a participação das federações, empresas e produtores podem se sentir mais seguros em aderir ao programa de adequação ambiental da bacia. Nossa proposta é identificar as áreas mais vulneráveis e as ações prioritários, integrando investimentos e ampliando sua eficácia”.

SEMINÁRIO AMBIENTAL

O II Seminário Ambiental – Solo e Água: manejo e conservação está sendo realizado nos dias 11 e 12 de junho. É promovido em meio às comemorações pelo Ano Internacional dos Solos (2015) e pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6).

A programação inclui 12 palestras e 3 debates com foco em boas práticas, capacitação e experiências bem sucedidas de sustentabilidade, buscando novas perspectivas para o nosso planeta. O evento está sendo realizado no auditório da Escola de Direito da UFMG, no centro de Belo Horizonte, com transmissão ao vivo pelo portal da FAEMG - www.sistemafaemg.org.br.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.