quinta-feira, 12 de Novembro de 2015 12:22h

Sistema Sedinor/Idene se une ao Sebrae para promoção do artesanato mineiro

Com o objetivo de contribuir para reforçar a imagem e identidade do artesanato do Norte e Nordeste de Minas Gerais, o sistema Sedinor/Idene dará apoio à divulgação da 4ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato

A intenção é identificar os empreendedores individuais, grupos de produção artesanal, micro e pequenas empresas, associações e cooperativas com potenciais para concorrerem à premiação.

Nas três últimas edições, 19 mineiros foram premiados no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, num reconhecimento às melhores práticas de artesanato do país. Com a parceria firmada, o intuito é aumentar o número de participantes, em especial do Norte e Nordeste de Minas Gerais, já que a Secretaria possui uma relação direta com os artesãos da região, por meio do programa Artesanato em Movimento.

Conheça o prêmio Sebrae TOP 100

Tem o objetivo de promover o artesanato brasileiro e reconhecer as 100 unidades produtivas mais competitivas do país. Para participar, é preciso ser formalizado e ter um CNPJ, que pode ser próprio ou coletivo.

Os candidatos devem enviar fotos de três produtos confeccionados na unidade de produção, uma foto das embalagens utilizadas e duas fotos do local da produção, totalizando seis fotos. Também devem preencher o questionário disponível no endereço eletrônico top100.sebrae.com.br.

Os inscritos com as melhores pontuações passam para a fase seguinte e receberão a visita de consultores.

As 100 melhores unidades produtoras de artesanato serão escolhidas com base em 11 critérios: práticas de inovação, qualidade dos produtos, identidade e compromisso cultural, embalagem, condições de trabalho, sustentabilidade ambiental, organização da produção, adequação econômica dos produtos, práticas comerciais, responsabilidade social e planejamento e gestão.

A cerimônia de premiação acontecerá no Rio de Janeiro, em julho de 2016. Além do reconhecimento nacional, os 100 vencedores terão oportunidade de expor seus produtos em quatro eventos comerciais de expressão nacional.

Eles poderão ainda usar o selo "Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato - 4ª Edição" por até o fim de 2019 e divulgar seus trabalhos no catálogo do prêmio.

Em sua primeira edição, realizada em 2006, o Prêmio Sebrae TOP de Artesanato recebeu 585 inscrições. Na última edição, em 2011 foram 1.826 inscritos, sendo Minas Gerais o estado com o maior número de participantes, 141.

Inscrições para 4ª edição Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato

Data: até 15 de dezembro de 2015

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.