segunda-feira, 13 de Agosto de 2012 10:22h Gazeta do Oeste

Sobrevivente de 70 paradas cardíacas terá caso publicado em revista científica

Um eletricista de Minas Gerais teve 70 paradas cardíacas, foi reanimado e voltou à vida em todas as vezes, em um período de apenas 12 horas. O caso, inédito na cardiologia brasileira, aconteceu em 2008 e foi resgatado recentemente por uma enfermeira que pesquisava casos de paradas cardiorrespiratórias atendidos em Belo Horizonte entre 2008 e 2010.

 

 

Francisco Xagas Silva, 66 anos, terá sua história publicada no periódico Ressuscitation, referência mundial na área. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.


De acordo com o cardiologista Sergio Timerman, Francisco Silva é um caso único, pois normalmente o paciente sofre, no máximo, quatro paradas cardíacas após um infarto. Além da sorte, o médico levanta mais duas hipóteses para explicar o fato. A primeira é a boa condição clínica do paciente, apesar de ser fumante e diabético. A segunda é ele ter recebido uma ressuscitação de alta qualidade, da qual o médico do Sistema Único de Saúde (SUS) não desistiu em nenhum momento.

 

 

 

 

JORNAL DO BRASIL

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.