sexta-feira, 14 de Setembro de 2012 08:31h Gazeta do Oeste

Somente três federais têm aulas em Minas

As assembleias de docentes e servidores das universidades federais, realizadas nesta semana, suspenderam a greve em 10 das 11 instituições mineiras. Apenas a Universidade de Viçosa manteve a paralisação, ainda por tempo indeterminado. Seis universidades retomam as aulas de segunda-feira ao dia 24 e apenas três já reiniciaram o semestre letivo. A maioria, porém, reorganiza seus calendários. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de Juiz de Fora já têm novas datas para conclusão do primeiro semestre de 2012 e para início do segundo semestre. As universidades federais de Uberlândia e de Ouro Preto, cujo Conselho de Graduação se reuniu na tarde de ontem, divulgam hoje sua nova programação.

 

Em Juiz de Fora, os alunos puderam voltar às salas de aulas na quarta-feira e a universidade divulgou ontem as datas reajustadas para repor os dias perdidos com a greve. O fim do primeiro período letivo deste ano será em 29 de outubro. O recesso ocorrerá de 30 de outubro a 18 de novembro e as aulas do segundo semestre se iniciam em 19 de novembro. As aulas desse período seguem até 21 de dezembro, quando a universidade entra em férias. Os estudantes retornam em 7 de janeiro de 2013, para terminar o segundo semestre letivo de 2012 até 6 de abril. As aulas do ano que vem só começam em 6 de maio.

 

Os alunos da UFMG estão retornando gradativamente às salas de aula. Segunda-feira a Faculdade de Direito retoma seu calendário. Na semana seguinte, dia 24, será a vez dos cursos dos institutos de Ciências Biológicas e de Geociências. Cada coordenação de curso pode estipular suas datas, de acordo com as necessidades específicas. No entanto, o primeiro semestre de 2012 se encerra em 5 de outubro para todos os cursos. Não haverá férias. O segundo período letivo começa três dias depois, em 8 de outubro, com a conclusão prevista para 16 de fevereiro de 2013. O primeiro semestre do ano que vem só terá início em 4 de março.

 

Novo calendário

 

Na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSD) a assembleia dos docentes decidiu ontem pelo fim da greve. As aulas recomeçam dia 20, mas o calendário reprogramado ainda será elaborado nesse período. Em Ouro Preto, o sindicato declarou o fim da greve e ontem o Conselho de Graduação também se reuniu para definir as novas datas. As atividades recomeçam segunda-feira, mas somente hoje a universidade deve se posicionar quanto à data para o início das aulas e novo calendário letivo.

 

Já na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) a assembleia do movimento grevista ocorreu quarta-feira. A decisão de suspender a paralisação ocorreu em função dos 83 votos. Pela continuidade da manifestação votaram 42 grevistas. O sindicato, contudo, ainda votará um novo indicativo de greve. O calendário será refeito pelo Conselho de Graduação. Grevistas da Universidade de Lavras também realizaram assembleia na quarta e optaram por suspender o movimento. Lá, as aulas recomeçam dia 20. Em Alfenas, o recomeço do período está marcado para segunda-feira. De acordo com o novo calendário da universidade, o primeiro semestre termina em 22 de outubro (na sede). Para os câmpus de Poços de Caldas e Varginha, o período se encerra em 19 de outubro. O calendário do segundo semestre letivo de 2012 ainda será definido.

 

Situação em cada unidade

 

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
» Fim da greve
» Retorno gradativo, de acordo com coordenação dos cursos
» Calendário já estipulado

 

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
» Assembleia decidiu ontem pelo fim da greve
» Aulas recomeçam dia 20
» Novo calendário não está definido

 

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
» Assembleia decidiu pelo fim da greve na quarta-feira
» Retorno das aulas na segunda-feira
» Novo calendário será divulgado hoje

 

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
» Assembleia decidiu pelo fim da greve na quarta-feira
» Retorno das atividades na segunda-feira
» Sem definição do novo calendário nem do recomeço das aulas

 

Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
» Sindicato declarou o fim da greve na quarta-feira
» Retorno das atividades na segunda-feira
» Reunião ontem à tarde para definir novo calendário, que deve ser divulgado hoje

 

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
» Assembleia suspendeu a greve na quarta-feira
» Retorno das aulas no dia 24
» Calendário ainda será refeito

 

Universidade Federal de Viçosa
» Decisão de manter a greve em reunião na quarta-feira

 

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
» Fim da greve
» Aulas retomadas na quarta-feira
» Calendário já definido

 

Universidade Federal de Lavras
» Assembleia suspendeu a greve na quarta-feira
» Atividades recomeçam na segunda-feira
» Retorno das aulas no dia 20

 

Universidade Federal de Itajubá
» Docentes não entraram em greve
» Fim da greve para funcionários técnico-administrativos
» Aulas retomadas em 13 de agosto

 

Universidade Federal de Alfenas (Unifal)
» Fim da greve 
» Reinício das aulas na segunda-feira
» 1º semestre termina em 22 de outubro (em Alfenas) e em 19 de outubro, em
     Poços de Caldas e Varginha. Calendário do 2º semestre ainda será definido.

 

 

 

 

 

 

 

 

EM

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.