quinta-feira, 1 de Dezembro de 2011 12:08h Atualizado em 2 de Dezembro de 2011 às 09:17h. Sarah Rodrigues

Tabela de IPVA 2012 ( link disponível para consultas)

Valores já estão disponíveis para consulta. Valores em 2012 podem sofrer queda, porém a taxa de licenciamento sofrerá reajuste


Para quem já recebeu ou deve receber o 13° salário e possui um veículo, já deve começar a pensar no pagamento do IPVA 2012 (Imposto sobre Veículos Automotores). A tabela com os valores a serem pagos deverá ser divulgada hoje pela Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais.
A expectativa é de que os preços dos impostos caiam, devido a desvalorização dos carros usados, a base de cálculo do valor acompanha a tabela Fipe. Especialistas avaliam que o mercado de São Paulo deverá pagar menos em relação ao IPVA 2011 e se em Minas seguir o mercado, os proprietários de veículos deverão pagar pelo menos 10% a menos em 2012.


Enquanto o IPVA sofre queda a expectativa é que a taxa de licenciamento reajustada com a Ufemg (Unidade Fiscal do Estado), que é corrigida pelo IGP-DI acumulado de dezembro de 2010 a novembro de 2011, que é quando a taxa é divulgada deverá ficar mais cara. Nos últimos doze meses o índice vem acumulando uma alta de 6,78%.


Vendedores de carros usados esperam que as taxas sejam mais baratas do que em 2011, uma vez que estes veículos se desvalorizaram com a redução do IPI no ano anterior.

 

 

PAGAMENTOS


Devido a um acordo feito entre o estado de Minas Gerais e a Caixa Econômica Federal a partir de 2012 o IPVA poderá ser pago em agências lotéricas.
Para fazer o pagamento é preciso ir a uma agência lotérica, banco ou até mesmo pela internet portando o número do RENAVAM do veículo. Ao digitar no sistema o número será apresentando o valor de cada parcela do IPVA, o valor do seguro obrigatório e também o valor do licenciamento.
Se o pagamento não ocorrer em dia há incidência de multa, calculada sobre o valor do imposto ou da parcela deste, sendo 0,3% (três décimos por cento) por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia ou de 20% (vinte por cento) a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros de mora (taxa SELIC).


Quando o pagamento é realizado à vista há um desconto de 3% no estado de Minas Gerais. O valor da alíquota no Brasil é diferenciado, enquanto alguns estados pagam entre 2,5% e 3% o estado de Minas recolhe 4% do valor de mercado do veículo.

 

A partir de 2012 o IPVA do estado de Minas Gerais poderá ser pago em casas lotéricas em um acordo fechado com o Governo do Estado e o sindicato dos lotéricos de Minas Gerais, o que significa um grande avanço, antes só poderiam ser feitos os pagamentos pela internet ou através de agencias bancarias o que causava transtorno a muitos condutores.

 

 

COMO PAGAR IPVA 2012 MG


Para pagar o IPVA 2012 MG, você deverá comparecer a uma casa lotéricas ou a um banco e ou até mesmo pela internet com o numero do RENAVAN do veiculo que irá pagar o documento, ao digitar no sistema o numero do RENAVAN o sistema lhe dará o valor de cada parcela do IPVA, o valor do seguro obrigatório e também o valor do licenciamento, fique atento e consulte em um banco antes o valor do imposto do seu veiculo para não tomar sustos na hora que chegar na boca do caixa pra pagar as taxas.


Fique atento aos prazos para o IPVA 2012, e não corra o risco de atrasar as parcelas e lembre-se que pagando antecipado você ganha um bom desconto. Em breve estaremos disponibilizando a tabela de pagamentos do IPVA 2012 bem como o calendário de prazos e vencimentos dos pagamentos do ipva mg , fique ligado e não corra o risco de perder o prazo.


Link da tabela e outros procedimentos: http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/impostos/ipva/ ( copiar e colar na barra de endereços)
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.