terça-feira, 7 de Junho de 2011 13:51h Atualizado em 7 de Junho de 2011 às 14:44h. Ag?ncia Minas

Tecnologia aumenta eficiência de serviços da Copasa

Sempre em busca de garantir melhor eficiência nos serviços prestados, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está continuamente pesquisando e aplicando novas tecnologias. Neste sentido, a empresa inova, também, em equipamentos que já são velhos conhecidos dos empregados que realizam serviços operacionais. Os sistemas combinados de hidrojato e vácuo, utilizado para a realização de lavagem de interceptores e redes coletoras de esgoto com retirada de detritos, é um deles.

 

 

Com o sucesso desse equipamento combinado médio, que anteriormente era instalado em caminhões de grande porte (de 15 e 17 toneladas), a Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (DVPD) da Copasa desenvolveu estudos e criou um novo sistema hidrojato/vácuo para caminhões com capacidade de carga de até nove toneladas, denominado mini-combinado.

 

Com a mesma eficiência do equipamento montado no caminhão de grande porte, o mini-combinado, por ser mais compacto, se mostrou bastante útil na realização de lavagem de redes em locais onde as vias são mais estreitas, principalmente nas cidades do interior do Estado. Além das facilidades de manobras, a nova versão dos combinados de hidrojato e vácuo também é mais econômica, já que o consumo de combustível é menor.

 

 

Atualmente, diversos sistemas da Copasa utilizam o equipamento mini-combinado de alta pressão e sucção a vácuo para lavagem de rede coletoras e interceptores de esgoto. Para os sistemas de maior porte, são dimensionados equipamentos para instalação em caminhões de 17 e 22 toneladas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.