sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2015 12:32h

Telefone 0800 do TRT-MG vai prestar informações sobre Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

A partir de segunda-feira (23/2), das 8 às 13 horas e das 14 às 18 horas, o atendimento do telefone 0800 031 7828, da Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região – MG

A partir de segunda-feira (23/2), das 8 às 13 horas e das 14 às 18 horas, o atendimento do telefone 0800 031 7828, da Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região – MG, estará prestando informações sobre as inscrições de pedidos para audiências de acordo judicial em processos na Justiça do Trabalho, a serem realizadas durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontecerá de 16 a 20 de março. As inscrições irão até o dia 2 de março, nas Centrais Permanentes de 1º e 2º Graus do TRT-MG.

O atendimento especial pelo 0800 resultou de entendimento entre a Ouvidoria e a Corregedoria do Tribunal, coordenadora da Semana, com o objetivo de facilitar a empregados e empregadores se conciliarem, informando-os como se inscrever para garantir a audiência. A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi instituída pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), e vai acontecer nas 1ª e 2ª Instâncias, com a participação do TRT3-MG e dos demais Tribunais Regionais do Trabalho.

Um dos objetivos do evento é ressaltar a importância da conciliação, um dos pilares do processo do trabalho, e contribuir com a cultura da solução consensual dos litígios. A campanha está embasada no conceito de que a conciliação é fruto de um gesto de boa vontade das partes envolvidas. Daí, o seu slogan “Outra forma de estender a mão é conciliar”.

Em Minas

O TRT3-MG já abriu inscrições dos pedidos para as audiências. Os interessados podem se inscrever até 2 de março de 2015, nas Centrais Permanentes de Conciliação de 1º e 2º Graus, pelo site www.trt3.jus.br. E devem fazer o seguinte: para os processos trabalhistas que tramitam na 1ª Instância, basta enviar um email para central1@trt3.jus.br, solicitando a audiência de conciliação e informando o nome da parte interessada, o número do processo e a vara do trabalho onde o processo deu entrada. Ainda pelo mesmo site www.trt3.jus.br,  é só clicar em Conciliar é nossa missão, no alto da página principal, e preencher o formulário.

Outra opção para o interessado é comparecer até 2 de março, das 8 às 18 horas, na Central Permanente de Conciliação de 1º Grau, no 17º andar do prédio da Justiça do Trabalho, localizado à Av. Augusto de Lima, 1234, Barro Preto - Belo Horizonte. Há ainda a alternativa de procurar as varas do trabalho da capital ou do interior, e requerer a audiência de conciliação ao juiz da vara onde o processo tramita.

2ª Instância

Para os processos que se encontram em fase de recurso na 2ª Instância, a inscrição pode ser feita por email, que deve ser enviado para central2@trt3.jus.br, requerendo a inclusão do processo nas audiências da Semana. Nesse pedido devem ser informados o nome das partes, o número do processo e a vara de origem. As partes podem ainda acessar o site www.trt3.jus.br, clicar, na parte inferior da página, onde se lê "Núcleo de Conciliação de 2ª Instância”. Quer conciliar? Clique aqui". E em seguida, preencher o formulário.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.