quarta-feira, 31 de Outubro de 2012 13:37h Gazeta do Oeste

Termômetros marcam 37,1 ºC em BH

Os belo-horizontinos enfrentaram nessa quarta-feira o dia mais quente desde 1910, quando começaram a ser colhidos dados sobre o clima na capital, após a criação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros chegaram a marcar 37,1ºC na estação localizada no Bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A temperatura superou quase um grau os 36,6 graus registrados em 1987. Há previsão de chuva em todo o estado para o fim de semana.

 

 

O forte calor registrado na capital mineira nos últimos dias é resultado de uma massa de ar quente que está estacionada sobre a Região Sudeste do país. “Isso não deixou os sistemas frontais avançarem e foi aquecendo gradativamente. Até que atingiu o recorde histórico. Agora acredito que esse temperatura vai demorar a ser batida de novo”, afirma o meteorologista Lisandro Gemiacki, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

 

O calor não ficou apenas em Belo Horizonte. Pelo menos seis cidades mineiras apresentaram temperaturas acima dos 40ºC. São elas, Ituiutaba, Campina Verde, Conceição de Alagoas, Triângulo Mineiro, Governador Valadares, Região do Rio Doce, São Romão, Norte de Minas, e Itaobim, no Vale do Jequitinhonha.

 

 

De acordo com Lisandro Gemiacki, os termômetros devem registrar valores mais baixos neste fim de semana. “Na capital, por exemplo, deve haver uma queda na temperatura de uns três graus até quinta-feira. No fim de semana, deve cair ainda mais”, explica o meteorologista.

 


Feriado com chuva

 

 

Quem deseja descansar fora da capital mineira neste feriado pode enfrentar chuva em várias regiões do estado. “ A previsão é de pancadas de chuva até o dia dois. Deve ficar no mesmo cenário desses últimos dias - quente durante grande parte do dia e a tarde formam as nuvens de pancadas. Na sexta e sábado deve ficar mais nublado com possibilidade de chuva ao longo do dia”, diz Lisandro.

 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) emitiu um alerta nesta quarta-feira para a possibilidade de fortes chuvas acompanhadas de raios e granizos nas regiões do Triângulo, Central, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana de Belo Horizonte. As precipitações devem acontecer até domingo.

 

 

A Cedec recomenda cuidado aos motoristas que viajam no feriado e à população para que evite áreas de risco. Ações serão realizadas nos próximos dias para reduzir os desastras. Em caso de risco de alamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas, a Cedec afirma que os moradores serão alertados.

 

 

 

 

 

 

EM

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.