quinta-feira, 29 de Janeiro de 2015 12:04h

“Terra do Desejo” narra processo criativo de peça de Matheus Nachtergaele

Nesta quinta-feira (29), às 17h, na Cine Tenda, as telas da 18º Mostra de Cinema de Tiradentes exibem o curta “Terra do desejo”, produzido por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei

Endiara Cruz, Gustavo Pavan e Marlon de Paula produziram o curta que narra o processo criativo da peça de mesmo nome, dirigida por Matheus Nachtergaele com o grupo de teatro Entre & Vista, de Tiradentes.

O documentário apresenta o processo de criação dos atores, as leituras de textos e até as construções dos personagens. “O curta surgiu de um convite que recebemos da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena, para desenvolver um documentário para abertura do evento. Ficamos muito surpresos e alegres. Foi uma responsabilidade muito grande filmar todo o processo criativo, com a participação do Matheus Nachtergaele”, explica Marlon de Paula.

Quando terminar a sessão desta tarde, e diante do belo trabalho que os alunos desenvolveram, poucos saberão das dificuldades que os cineastas enfrentaram para chegar até a Mostra. “A dificuldade foi nossa amiga durante todos os momentos, pois sabemos como é difícil produzir cinema independente. Como estamos desenvolvendo projetos audiovisuais há um bom tempo, cada pedra no caminho vai sendo retirada com o poder criativo da nossa própria cultura”, conta o estudante de jornalismo. "Apesar de tudo que passamos quando estamos no processo, vale a pena ver seu filme naquele telão. As pessoas nem imaginam o quão penoso é cada minuto que elas estão assistindo."

Marlon de Paula, que já apresentou outro documentário em edição anterior da Mostra com o Coletivo Sem Eira nem Beira, conta, empolgado, como será ver seu trabalho exibido logo mais. “Quando meus olhos refletem a imagem do filme projetado, descubro que esse é o combustível para sair da sala e querer fazer tudo de novo e contar outra história”. O aluno deixa um recado para todos que estão no curso de Jornalismo e desejam se aventurar pelos mesmos caminhos que eles. “Aventurem-se! Não esperem convite. Façam!”

Mostra de cinema

A 18º edição da Mostra de Cinema de Tiradentes que este ano homenageia a atriz Dira Paes, acontece até o dia 31 de janeiro de 2015. Nesta quinta-feira (29), os cinéfilos podem conferir seminários na parte da manhã e exibição de filmes durante toda a tarde e noite. A noite será encerrada com o show da banda Aguardela, às 0h30 no Cine Lounge. Confira a programação completa em www.mostratiradentes.com.br.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.