sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011 00:00h

Travessia e Copanor levam água tratada e esgoto a 40 mil pessoas

Mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas pela Copanor, por meio do Programa Travessia, em 2011. A equipe do programa se reuniu nesta quinta-feira (24) para planejar o início das ações deste ano junto à Copanor.

A iniciativa vai levar saneamento básico, água tratada, coleta e tratamento de esgoto para 44 localidades, em municípios contemplados pelo Travessia em 2011.

A ação teve início em 2008 e já beneficiou cerca de 140 mil pessoas, de 98 localidades, com a instalação do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, é um exemplo de cidade já beneficiada. O engenheiro do município, que acompanha as obras no povoado de Abadia, José Ferreira Santiago, ressaltou que a ação vai evitar o aparecimento de doenças nos moradores, principalmente em crianças. “O município não tinha rede de esgoto.

Os moradores estão satisfeitos e comentando que a água chegou e é tratada. O Travessia trouxe uma transformação para a cidade”, garantiu o engenheiro.

O técnico da Copanor, Paulo Fernando Lopes, destacou a importância de uma atuação articulada com o Programa Travessia. “Os municípios atendidos pelo Travessia têm prioridade. E esse trabalho de forma articulada nos dá resultados expressivos”, disse.

“As ações no distrito de Nossa Senhora de Abadia são exemplos que valem ser ressaltados, por ser importante em termos de história. Após as ações da Copanor, realizamos o calçamento das ruas, o que trouxe melhorias para os moradores”, contou a gerente do Programa Travessia, Cláudia Bolognani.

Travessia

O Programa Travessia é um dos programas estruturadores do Governo de Minas.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva da população em situação de pobreza e vulnerabilidade social, por meio da articulação e integração do planejamento, execução e acompanhamento das políticas públicas, principalmente estaduais, com foco no território.

Criado em 2008, o Travessia prioriza seis eixos de atuação: gestão social, saneamento, intervenções urbanas, saúde, educação e renda. Atualmente, está presente em 110 municípios distribuídos nas 10 macrorregiões de planejamento do Estado.

A partir deste ano, outras 121 cidades serão atendidas pelo Travessia. Cerca de 900 mil mineiros serão beneficiados nos novos municípios, totalizando quase dois milhões de pessoas atendidas nas 231 cidades.

Fonte:Agencia Minas
 

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.