sexta-feira, 12 de Abril de 2013 09:56h Liziane Ricardo

Três empresas de Divinópolis participam do Minas Trend Preview

Enquanto alguns lançam coleções outono/inverno, outros empresários já apresentam as tendências para o Verão 2013/2014 através da 12ª edição do Minas Trand Preview que começou na terça-feira.

Enquanto alguns lançam coleções outono/inverno, outros empresários já apresentam as tendências para o Verão 2013/2014 através da 12ª edição do Minas Trand Preview que começou na terça-feira (09) e termina hoje (12). O evento realizado no Expominas em Belo Horizonte, trouxe de terça-feira até hoje, muito colorido para a temporada primavera-verão 2013. Três empresas de Divinópolis participam da feira em parceria com o Sinvesd.
O setor confeccionista espera faturar 40% a mais que em 2012, mesmo considerando que a indústria têxtil encara o grande desafio de enfrentar a concorrência chinesa, a expectativa dos empresários ainda é grande para 2013. De acordo com dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) a venda de roupas em janeiro deste ano cresceu cerca de 5%, sob o diferencial no uso de pedras e fibras que agregam um visual moderno ao produto. Muitos estilistas se inspiraram também nas riquezas do Estado, a exemplo de flores do Cerrado, muitas cores e pedrarias que representam a forte tendência da mineração no Estado.
Sob o intuito de expandir o pólo confeccionista divinopolitano, as três empresas Pontal Jeans, Amabruti (Fitness) e Verde Limão (Moda Praia) contaram com o respaldo do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd) para garantir seu espaço entre os diversos stands da feira de moda.
E segundo o diretor do Sinvesd, Antônio Rodrigues Filho (Toninho), ver as empresas de Divinópolis inseridas num evento como o Minas Trend, é extremamente importante, pois mais de cinqüenta empresas de Divinópolis já participaram das edições do evento, o que reafirma a importância e competência do polo confeccionista no Estado e no Brasil.
“A feira proporciona que os empresários façam negócios, há caso em que eles já saem do evento com grande parte da coleção vendida. Além de divulgar o trabalho do setor, reforçando Divinópolis como polo confeccionista”, frisou Antônio Rodrigues.
Questões como designer e um bom acabamento nas peças também é peça chave para atrair compradores, ao ponto da feira receber pessoas de todo o Brasil para conferir a moda mineira, o que de acordo com Toninho proporciona também que o Sindicato faça novos cantos com novos lojistas além de ampliar o mercado.

 

TURISMO DE NEGÓCIOS

 

Muitos compradores por serem de outros estados ou regiões, não sabem que Divinópolis é pólo confeccionista, porém com a proposta de expor no Minas Trend Preview estas portas são abertas e os laços entre compradores e empresários são estreitados, além de divulgar o polo. Já do ponto de vista econômico, outro ponto positivo para o município, é o fato do comprador se interessar em vir a Divinópolis, conhecer as demais opções de confecção da cidade, fomentando ainda mais a economia do município. 

 

TENDÊNCIAS


Cores vivas como amarelo e vermelho e as estampas vão marcar as próximas coleções. Até as modelos ganharam penteados coloridos antes de subir na passarela.
Durante o evento, os estilistas quiseram mostrar que tecnologia e artesanato podem andar juntos. Essa combinação fez a criatividade mineira ganhar as passarelas do mundo a fora, e a brasilidade foi o tema principal da coleção de Verão 2014.
Da beleza ao styling com penas e trilha sonora que misturava samba com música eletrônica, a influência de elementos típicos do nosso país veio com interpretação glamourosa na passarela. A natureza e o carnaval dão o tom e o resultado é belo, sem exageros. Já na estamparia, as flores representam a riqueza vegetal, os geométricos e psicodélicos remetem a modernidade do país que vibra com o mundo moderno e digital. Paetês e serpentinas são ítens descontraídos e alegram as peças.
 

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