sexta-feira, 3 de Julho de 2015 13:25h

Três novas escolas estão em construção em Nova Serrana

Unidades vão atender comunidades rurais. Três escolas pró-infância também terão obras iniciadas em breve

Já estão em andamento a construção de três novas escolas municipais para atender alunos de comunidades rurais de Nova Serrana. A unidade de Areias está com as obras adiantadas e em Gamas e no Capão os trabalhos já começaram. Juntas, as unidades vão beneficiar diretamente cerca de 1.080 alunos em dois turnos.

Segundo dados da Secretaria de Educação, Nova Serrana recebe cerca de 1.000 novos alunos por ano. Mesmo com as previsões feitas com o Cadastro Escolar, a demanda por vagas sempre é maior que a oferta. Preocupada com essa situação e também com os alunos das comunidades rurais, que precisam se deslocar por vários quilômetros até a escola mais próxima, a Prefeitura de Nova Serrana iniciou a construção de três novas unidades para atender exclusivamente os alunos da zona rural do Município.

A primeira a ser estregue será a de Areias. A unidade está com 50% das obras já concluídas e a previsão para o término é no início de 2016. A escola atenderá cerca de 360 alunos em dois períodos, manhã e tarde.

Nas comunidades de Gamas e Barretos, as obras já foram iniciadas e beneficiarão mais de 700 alunos. As unidades oferecerão vagas da pré-escola ao 9º ano do ensino fundamental. Além de abrir novas vagas para atender a crescente demanda em Nova Serrana, as escolas contribuirão para fixar os alunos das comunidades na própria zona rural, evitando viagens diárias até as escolas.

Pró-infância
A Secretária de Educação Carmélia Teles também anunciou mais três escolas pró-infância nos bairros Itapuã, Adalberto Amaral e Novo Horizonte. “Essas obras já deveriam ter sido iniciadas, mas a construtora que venceu a licitação desistiu da obra e teremos que fazer outra licitação”.

A Secretária afirmou que as três unidades serão entregues em meados de 2016 e atenderão mais de 780 crianças de seis meses a três anos em tempo integral e de quatro e cinco anos em meio período. O projeto do FNDE foi alterado e a capacidade dessas escolas será para 260 crianças cada.

Escolas Estaduais
Outras duas escolas estaduais estão sendo solicitadas ao Governo do Estado para atender alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também o Ensino Médio. As unidades foram solicitadas para os bairros Mariana Martins e Santo Expedito. Segundo a Secretária de Educação, a primeira unidade já foi solicitada e a contrapartida da Prefeitura, que é a doação do terreno, já foi concluída e autorizada pela Câmara Municipal e toda documentação já se encontra na Secretaria de Estado da Educação. Em relação à segunda unidade, Teles informou que a documentação de doação do terreno para a construção da escola já está sendo providenciada.

Novos ônibus
A Prefeitura de Nova Serrana também adquiriu dois novos ônibus pra o transporte escolar. Os veículos começarão a circular na próxima semana e têm capacidade para transportar 32 alunos cada. Os veículos também são adaptados para portadores de necessidades especiais, como cadeirantes.

A aquisição foi uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Prefeitura. Os ônibus foram adquiridos pelo valor total de 489 mil.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.