segunda-feira, 7 de Fevereiro de 2011 00:00h

UFSJ desenvolve tecnologia para cidades inteligentes

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em parceria com outras 17 instituições, conseguiu a aprovação de um projeto de pesquisa para o estabelecimento de rede temática na área de Cidades Inteligentes. O projeto da UFSJ tem como título Construindo Cidades Inteligentes: da instrumentação dos ambientes ao desenvolvimento de aplicações.

O projeto será financiado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP), autarquia ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal, que mantém o backbone de Internet das instituições de ensino superior. O valor total do projeto será de R$ 1.880.000,00, a ser dividido entre as 18 instituições.


A rede conta com as maiores universidades do Brasil, sendo elas USP, Unicamp, UFMG, UFRJ, UNB, UFF, Unifor, UFPR, UFG, Ufes, PUC-Rio, Ufop, UFSJ, Ufal, UFPA, UFSC, UFPB e UFRN.

Na UFSJ, os professores envolvidos estão lotados no Campus Alto Paraopeba (CAP), sob a coordenação do professor Sérgio Oliveira. A participação da Federal de São João no projeto envolve o estudo de redes sem fio metropolitanas e sistemas embarcados. A equipe também está envolvida com o projeto Congonhas Digital, para a prefeitura de Congonhas, e Conectividade Sem Fio dos Campi da UFSJ, aprovado pela Finep no edital CT-INFRA. Os três projetos se relacionam por desenvolver redes sem fio metropolitanas e de longo alcance.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.