terça-feira, 6 de Agosto de 2013 12:25h

UFSJ fará palestra educacional sobre descarte de medicamentos

Tendo em vista o desenvolvimento da ciência e da indústria farmacêutica, nunca o homem usou tantos medicamentos como na atualidade. Porém, por falta de conhecimento e informação, grande parte das pessoas acaba fazendo o descarte de remédios de forma inade

Tendo em vista o desenvolvimento da ciência e da indústria farmacêutica, nunca o homem usou tantos medicamentos como na atualidade. Porém, por falta de conhecimento e informação, grande parte das pessoas acaba fazendo o descarte de remédios de forma inadequada. O usuário desconhece tanto os impactos ambientais causados quanto riscos e danos à própria saúde.

Buscando esclarecer a comunidade universitária e a população sobre a forma correta de descartar os remédios será realizada nesta sexta-feira, 9, às 14h, no anfiteatro do Campus Santo Antônio, a palestra sobre o tema  "Descarte de Medicamentos: Uma responsabilidade ética, ambiental e social". O evento é aberto a todos os interessados e terá como palestrante a coordenadora da Comissão de Resíduos e Meio Ambiente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), Gizele Souza Silva Leal.

Projeto de Extensão

Na UFSJ, está em desenvolvimento o projeto de extensão “Descarte de Medicamentos: conscientização social e responsabilidade  ambiental”, coordenado pelo professor Ivan Carlos Santos (DEPEB).

Segundo a equipe do projeto, pesquisas realizadas junto à população usuária de medicamentos em seus domicílios indicam que a grande maioria dos usuários não sabe o que fazer com os medicamentos fora de validade, além de desconhecer os danos provenientes de sua destinação inadequada. Esse fato evidencia a importância da adoção de campanhas periódicas na mídia , para esclarecer os impactos ambientais e à saúde humana pelo descarte inadequado.

O principal objetivo do projeto é,portanto, conscientizar a população a respeito da importância do correto descarte de medicamentos e suas implicações em relação à saúde pública e ao meio ambiente. A palestra da próxima sexta-feira é mais uma iniciativa deste projeto no sentido de conscientizar a população.

A palestra resulta de parceria entre Departamento de Engenharia de Biossistemas (DEPEB). UNIMED, Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais e conta com a colaboração da Prefeitura Municipal de São João Del Rei, e farmácias da cidade.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.