quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2014 04:42h

UFSJ realiza 27ª edição do Inverno Cultural

Os dois editais de envios de propostas para o 27º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei já estão disponíveis para consulta.

O primeiro concurso, nº 001/2014, tem como objetivo estabelecer normas para a seleção de Oficinas, Palestras, Contação de Histórias, Performances Poéticas, Exposições de Artes Plásticas e Visuais, Lançamentos de Livros e Mostras de Vídeo. O segundo, nº 002/2014, estabelece normas para a seleção de propostas para eventos de Artes Cênicas (dança, circo e teatro) e de Música (shows, recitais, concertos etc.). Para consultá-los, acesse: www.invernocultural.ufsj.edu.br

Ambos os concursos recebem inscrições durante o período de 4 a 14 de abril. Podem participar os profissionais que estiverem de acordo com os pré-requisitos dos editais, sendo pessoa física ou jurídica. O grande diferencial deste ano é a premiação: até o ano passado, os escolhidos pelo concurso eram premiados com auxílios de hospedagem, alimentação e transporte, além de pagamento em dinheiro pelas atividades. Já nesta 27ª edição, a produção do evento não irá interferir na estadia do proponente premiado, oferecendo um valor mais alto em dinheiro para que as despesas sejam cobertas pelo próprio. “A gente dota o artista da capacidade de se produzir”, explica Gustavo Lacerda, assessor de gestão do evento. Segundo ele, além de uma liberdade maior para os artistas, um dos objetivos dessa mudança é favorecer o intercâmbio entre visitante e visitado. “Pessoas da cidade podem hospedar quem vier. Isso gera uma troca cultural muito grande”, conta.

Com esse conceito de “redes colaborativas”, a organização do Inverno Cultural espera promover um novo olhar sobre o evento, buscando dar uma veia ainda mais extensionista para um dos maiores festivais do país, e possibilitando cada vez mais a participação de universitários e professores na comunidade, além de aumentar o contato dos artistas com a cidade e a população.

Nove cidades participam do 27ª Inverno Cultural, através de parcerias com prefeituras e outros festivais, o que, segundo Gustavo, mostra um momento de “crescimento e consolidação” do IC, não só em São João del-Rei mas em toda a região e no país. Com isso, o festival estimula o diálogo cultural em toda a região.

Os editais foram tornados públicos pela UFSJ e pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF), por intermédio da Comissão Especial de Julgamento dos editais do Inverno Cultural e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.

 

Sobre o Inverno Cultural

O Inverno Cultural é um festival de arte e cultura promovido pela UFSJ. Realizado durante o mês de julho, desde 1988, é o maior programa de extensão da Universidade e consolida sua vocação extensionista através de oficinas, exposições, lançamentos de livros, seminários, espetáculos de natureza diversa e shows, compondo um rico repertório e linguagens múltiplas da arte e cultura.

Em 2014, o festival traz como temática o fenômeno Futebol, que contemplará diferentes abordagens e posicionamentos em vários campos culturais. O Inverno Cultural deste ano acontece no período de 19 de julho a 2 de agosto, nas regiões de São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco, em Minas Gerais.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.