quarta-feira, 1 de Agosto de 2012 15:52h Gazeta do Oeste

UFU desenvolve sistema de reaproveitamento da água da chuva

 A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Triângulo Mineiro, desenvolveu um projeto de reaproveitamento da água da chuva. A estrutura, que tem capacidade para acender as luzes de uma casa, custa cerca de R$ 2 mil e a instalação, no mínimo, R$ 5 mil e promete uma economia de 30% a 40%. Pelo menos 10 prédios do campus Santa Mônica já receberam o projeto.

De acordo com a gerente de projetos da diretoria de infraestrutura da UFU, Elaine Saraiva, o sistema funciona com captação de água pelas calhas do telhado. “A água é levada pelas tubulações para um reservatório que vai direcioná-la para um segundo reservatório, onde ela será tratada para ser reutilizada. Além disso, nós temos um projeto de uma lagoa de contenção na frente da biblioteca, na Avenida João Naves, onde também vai haver um armazenamento de água próximo a uma praça de convivência e recreação”, explicou.

Ainda segundo Elaine, a água será utilizada na irrigação do campus e corredores ecológicos serão construídos no Campus Glória. “A ideia é que sejam criados vários jardins de chuva ou biovaletas, como alguns pesquisadores chamam. Essas biovaletas vão infiltrar a água e diminuir o escoamento superficial que vai chegar até o córrego Glória e consequentemente ao Rio Uberabinha", contou.

 

 

 

G1

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.