terça-feira, 28 de Outubro de 2014 10:01h

Última etapa do Parlamento Jovem de Minas começa amanhã (29)

Estudantes de 27 cidades vão discutir na ALMG propostas para o envelhecimento com qualidade de vida

Jovens representantes de 27 municípios mineiros vão participar, de 29 a 31/10/14, da última etapa do Parlamento Jovem de Minas 2014. Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, o projeto visa à formação política de alunos dos ensinos médio e superior.
Precedida de etapas municipais e regionais, a fase estadual ocorrerá em Belo Horizonte. Nos três dias na Capital mineira, os estudantes vão atuar como membros da sociedade civil, discutindo e votando propostas de ação para o poder público e de aperfeiçoamento da legislação sobre o tema da atual edição do projeto: “Envelhecimento e Qualidade de Vida”.

Como parte da programação, na quarta-feira (29), os jovens participam de atividades de entrosamento e oficina de teatro. No dia seguinte, grupos de trabalho discutem o documento-base da etapa estadual, que contém as 56 propostas aprovadas nas etapas municipais e regionais. Os jovens vão priorizar, então, as sugestões a serem levadas à plenária estadual. Na sexta (31), estudantes se reúnem no Plenário da ALMG, para votar as propostas do documento originado dos grupos de trabalho.

Propostas – As propostas aprovadas na plenária estadual serão reunidas em um documento que será encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG, que vai analisá-las, dar um parecer e propor um encaminhamento. Para garantir o direito ao envelhecimento com qualidade de vida, os jovens propõem, por exemplo, a obrigatoriedade de reserva de 25% de vagas de casas e lares de idosos para aqueles que não possuem renda significativa ou estiverem em situação de exclusão social. Outras propostas sugerem a criação de espaços para lazer, entretenimento e educação para a população da terceira idade.

Etapa regional é novidade da edição 2014

A grande novidade da edição 2014 do Parlamento Jovem de Minas foi a criação da etapa regional, que possibilitou a inclusão de novos municípios. São nove cidades estreantes: Monte Sião, Carvalhópolis, Santa Rita de Caldas, Conceição das Alagoas, Uberlândia, Betim, Contagem, Itabira e São Sebastião do Paraíso. Segundo a gerente-geral da Escola do Legislativo da ALMG, Ruth Schmitz, a criação da etapa regional também ajudou a melhorar a qualidade das discussões. “A expectativa é de que os estudantes estejam mais bem preparados e consigam pensar não apenas no ponto de vista do seu município, mas de forma sistêmica. Não queremos que eles defendam a sua proposta, mas sim a melhor proposta”, afirma.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.