sexta-feira, 5 de Agosto de 2016 16:10h Agência Minas Gerais

Única escola da educação básica na Mostra Inova Minas Fapemig é da rede estadual de ensino

Escola Estadual João Rodrigues da Silva, do município de Prudente de Morais, foi selecionada com o projeto “Faraday ao Dínamo: Dispositivo de segurança nas bicicletas”

Entre esta sexta-feira (5/8) e o próximo domingo (7/8), a Escola Estadual João Rodrigues da Silva, do município de Prudente de Morais, participa da Mostra Inova Minas Fapemig. Será a única instituição da educação básica a expor um projeto na mostra, que tem o objetivo de dar visibilidade ao trabalho realizado por universidades, centros de pesquisa e empresas mineiras em prol do desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação.

A escola apresentará o projeto “Faraday ao Dínamo: Dispositivo de segurança nas bicicletas”. Criado pelos alunos Pedro Henrique Romoaldo Goulart, do 2º ano do ensino médio, Larissa da Silva Oliveira e Gabriela Santana Abreu, ambas do 3º ano do ensino médio, o projeto teve como inspiração os estudantes que utilizam bicicletas como meio de transporte.

“Fizemos uma pesquisa e percebemos que havia um alto índice de acidentes com as pessoas que utilizavam as bicicletas para vir para a escola. Então, resolvemos criar o projeto. Utilizando um dínamo, dispositivo acoplado na roda da bicicleta que transforma energia cinética em energia elétrica, fazemos acender um LED no colete conforme os estudantes pedalam. Isso serve para chamar a atenção dos motoristas e evitar acidentes. Também pesquisamos sensores de impacto. Se uma pessoa cair da bicicleta, por meio destes sensores é disparada uma chamada telefônica para o Samu e também para um telefone de contato da família do ciclista”, conta o coordenador do projeto e professor de Física, Giezi Américo Reginaldo.

Para Reginaldo, ser selecionado para participar da Mostra é muito importante e incentiva a participação de outros alunos da escola em pesquisas. “Ser selecionado para a exposição é um marco muito grande para escola pública estadual. Com esse projeto, temos sentido um progresso na dinâmica da própria escola. Todo mundo que pode participar está participando. Tem somado bastante. Este ano já existe uma procura muito grande de estudantes querendo criar projetos, pois eles pensam na possibilidade de estar participando das diferentes feiras e mostras e de serem reconhecidos”, conclui.

O projeto “Faraday ao Dínamo: Dispositivo de segurança nas bicicletas” foi destaque na edição de 2015 da UFMG Jovem, feira de ciências promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que tem como objetivo estimular o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos, culturais e sociais de diferentes instituições educacionais de todo o estado, incentivando o protagonismo infanto-juvenil.

Ao todo, foram recebidos 220 pitches (vídeos curtos) de projetos desenvolvidos por instituições de todo o estado para participar da Mostra Inova Minas Fapemig. Os trabalhos passaram por uma seleção, que analisou critérios como a relevância dos resultados da pesquisa, a tangibilidade desses resultados e a capacidade do pesquisador de explicar o projeto para o público leigo.

Clique aqui e veja a lista completa

Mostra

A Mostra Inova Minas Fapemig busca disseminar junto à sociedade o esforço realizado pelas universidades, centros de pesquisa e empresas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da exposição de projetos financiados pela Fundação.

O evento vai acontecer simultaneamente em cinco espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Alameda da Educação, Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Casa Fiat de Cultura.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.