terça-feira, 10 de Setembro de 2013 10:34h

Unidade Móvel de Mamografia deixa Córrego Fundo após 250 exames

Entre os dias 02 e 06 de setembro, uma Unidade Móvel de Mamografia esteve no município de Córrego Fundo. Os exames foram feitos em pacientes com idades entre 45 e 69 anos na unidade que ficou instalada no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento da cidade.

 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 250 pacientes passaram pelo procedimento. A vinda da Unidade Móvel foi uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do programa Viva Vida, e a Secretaria de Saúde do município.

 

Após a realização da mamografia, o exame é analisado em Belo Horizonte e recebe o laudo do médico. Em seguida, o resultado e as respectivas recomendações a cada paciente é encaminhado à Secretaria de Saúde da cidade, que é responsável por repassá-lo às mulheres que passaram pelo exame.

 

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para isso, é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido da mama.

 

Nesta semana, as atividades da unidade estão sendo realizadas no município de Pimenta.

Mais exames A Secretaria de Saúde de Córrego Fundo explicou que para as demais faixas etárias de mulheres que devem fazer o exame, e que já não o fazem há dois anos, são agendados pela secretaria, gratuitamente, mediante a solicitação médica.

 

Mais informações devem ser solicitadas junto à Secretaria, que fica no prédio da Prefeitura, ou pelo telefone (37) 3322-9144, ramal 217.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.