segunda-feira, 9 de Setembro de 2013 11:42h Atualizado em 9 de Setembro de 2013 às 11:45h.

Unidade Móvel de Mamografia deverá fazer cerca de 250 exames em Córrego Fundo

Os exames serão feitos gratuitamente no caminhão que está no estacionamento do Pronto Atendimento da cidade

No dia 2 de setembro, foram iniciadas as atividades da Unidade Móvel de Mamografia em

Córrego Fundo. O caminhão está no estacionamento do Pronto Atendimento Municipal. Mulheres com idades entre 45 e 69 anos, que tenham realizado o último exame de mamografia há mais de dois anos, são o público-alvo do programa.

De acordo com as técnicas em Radiologia Adriane Miranda e Jéssica Muniz Costa, que realizam a mamografia na Unidade Móvel, as mulheres que não se enquadram na faixa etária de 45 a 69, que precisarem fazer o exame, devem comparecer ao local com a solicitação do médico. 

A vinda da Unidade Móvel é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do programa Viva Vida, e a Secretaria de Saúde do município. A realização dos exames tem início a partir das 8 horas.

Segundo Adriane Miranda, a estimativa é que sejam feitos 50 exames por dia. “Muitas pessoas que participam do programa nunca tiveram a oportunidade de fazer o exame e têm aqui a chance de detectar algum nódulo ou câncer e tratar o quanto antes possível”.

Após a realização da mamografia, o exame é analisado em Belo Horizonte e recebe o laudo do médico. Em seguida, o resultado com as respectivas recomendações é encaminhado à Secretaria de Saúde da cidade que é responsável por repassá-lo às pacientes.

A funcionária pública Sirlene Maria Ribeiro de Faria foi uma das corregofundeses que passou pelo exame. “Esta é uma importante oportunidade para as mulheres terem o controle sobre sua saúdesaúde e a possível ocorrência de um tumor. É uma forma de detectar e prevenir. Estou bastante satisfeita por participar."

 

Em Córrego Fundo, a equipe da unidade Móvel de Mamografia contou com o apoio da técnica de Enfermagem Marli Rosário Silva. A partir da próxima semana, as atividades da unidade serão realizadas no município de Pimenta.

O exame A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para isso, é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido da mama.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CÓRREGO FUNDO

 

CNPJ: 01.614.862/0001-77/Telefax: (37) 3322-9144 – Ramal 227

Rua: Joaquim Gonçalves da Fonseca, 493 – Mizael Bernardes

CEP: 35.578-000 – Córrego Fundo – Minas Gerais

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.