segunda-feira, 28 de Outubro de 2013 11:18h

Usina da Cemig sedia treinamento de salvamento a vítimas de enchentes

Itutinga, no Sul de Minas, foi escolhida pelos bombeiros devido às condições encontradas

Durante esta semana, de 28 de outubro a 1º de novembro, a Usina Hidrelétrica de Itutinga, localizada em Itutinga, no Sul de Minas, sedia o treinamento do Grupo de Salvamento em Soterramento, Enchentes e Inundações do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Vinte e três militares vão participar do curso, que tem o objetivo de capacitá-los para o atendimento de vítimas de acidentes no período chuvoso, que vai de outubro a março.

O segundo-tenente Paulo Henrique Camargos Firme, do Corpo de Bombeiros, explica que a barragem de Itutinga foi escolhida para a realização do treinamento devido às condições de similaridade com uma situação real de enchente. “A usina possui corredeiras e correnteza muito parecidas com as que encontramos em situações de enchentes e inundações nas cidades mineiras. Essas condições de rio possibilitam ao aluno uma adaptação ao nado em correnteza e a simulação de diversas ocorrências, como o salvamento de pessoas ilhadas, retirada de vítimas da correnteza, dentre outras”, afirma.

O militar também destaca a boa qualidade da água e a infraestrutura para acampamento da tropa como fatores relevantes para a escolha da barragem de Itutinga para sediar o treinamento.

Siságua
A Cemig mantém um sistema de monitoramento e acompanhamento dos parâmetros relacionados à qualidade da água em seus reservatórios, através de uma rede com 514 pontos de monitoramento em 200 estações que compõem o banco de dados do Sistema de Informação de Qualidade da Água dos Reservatórios da Cemig (Siságua).

O Siságua é uma base de dados gerada a partir das coletas de água realizadas no monitoramento de qualidade das águas dos reservatórios e cursos de água dos locais em que a empresa possui empreendimentos.

Considerado uma importante ferramenta para a gestão da qualidade da água, o Siságua dispõe de uma série histórica em base de dados inter-relacionados que permitem aquisição, armazenamento, manipulação, integração e exposição de dados, além de garantir a manutenção de todos os ecossistemas envolvidos (terrestres, aquáticos e interfaces).

Os dados armazenados são utilizados pela Cemig, em todas as suas unidades, e por seus parceiros para interpretação de eventos, dando suporte às novas ações que resultem em contínuas melhorias na qualidade da água e no controle e manejo da fauna aquática.

São ações como essa que fazem a Cemig ser a única empresa do setor elétrico do Brasil e da América Latina a fazer parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade por 14 anos consecutivos. O indicador é uma referência importante para investidores e administradores de recursos estrangeiros, que se baseiam em seu desempenho para tomar suas decisões de investimentos.

A usina
A Usina Hidrelétrica de Itutinga está localizada no Rio Grande e foi um dos primeiros empreendimentos da Cemig, com início de operação em 1955. Sua capacidade instalada é de 52 MW.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.