quarta-feira, 29 de Abril de 2015 13:17h

Vacina contra HPV continua sendo distribuída de graça nas unidades de saúde de Mateus Leme

A mobilização nacional de vacinação contra o HPV em meninas com idade entre nove e 11 anos acabou no último dia 31 de março, mas ficou uma boa notícia

O Ministério da Saúde incluiu no calendário permanente de vacinação a distribuição gratuita da vacina durante todo o ano. Portanto, se você tem mais que nove anos e ainda não se imunizou, procure qualquer unidade de saúde em Mateus Leme. O HPV previne doenças como o câncer de colo de útero.

Este ano, além de meninas com idade entre nove e 11 anos, adolescentes com 26 anos incompletos e que convivem com o vírus HPV poderão ser imunizadas na rede pública de Saúde. Basta apresentar um comprovante de manifestação do vírus no corpo que a vacina será aplicada de graça em qualquer unidade de Saúde.

Em 2016, a campanha será desenvolvida para meninas com menos de nove anos. 

Resultados

Durante a mobilização contra o HPV em Mateus Leme, 510 meninas com idade entre nove e 11 anos foram imunizadas. Esse número representa 67,19% do público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Conforme o DATA/SUS, entre as meninas com 10 anos de idade, o índice de cobertura foi maior, 87,75% (222 doses). Nas menores, com idade de nove anos, 76,21% (189 doses) receberam a vacina e, entre as meninas com 11 anos, o menor índice de prevenção, apenas 99 doses foram aplicadas, o que representa 38,37% do total proposto.

No município, o Ministério da Saúde calculou que deveria ser imunizadas 759 meninas na faixa-etária prioritária desta fase de vacinação.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.