terça-feira, 10 de Março de 2015 12:06h

Vacina contra HPV está disponível nas unidades de Saúde de Mateus Leme

Até 31 de março, 759 meninas com idade entre nove e 11 anos deverão ser imunizadas

Meninas com idade entre nove e 11 anos são o público alvo da terceira etapa da Campanha Nacional de Imunização contra o HPV e de prevenção do câncer de colo de útero. A partir desta semana até o dia 31 de março, terça-feira, todas as unidades de Saúde de Mateus Leme vão distribuir gratuitamente as doses da vacina.

A expectativa é imunizar todas as 759 crianças no município. Para isso, técnicos do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) vão percorrer todas as escolas para aplicar as doses. Essa semana, os pais dos menores começaram a ser informados sobre essa estratégia de vacinação.  E aqueles que se opuserem à aplicação da vacina terão de assinar um termo de recusa.

De acordo com a coordenadora municipal da rede de atenção básica, Margarida Honório Prado, o objetivo para essa fase é repetir a estratégia adotada na primeira etapa da campanha, quando foi imunizado um número de meninas maior do que o preconizado pelo Ministério da Saúde.

Em 2015, além de meninas com idade entre nove e 11 anos, adolescente com 26 anos incompletos e que convivem com o vírus HPV poderão ser imunizadas na rede pública de Saúde. Basta apresentar um comprovante de manifestação do vírus no corpo que a vacina será aplicada de graça em qualquer unidade de Saúde.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.