quinta-feira, 31 de Março de 2016 10:11h Associação Mineira de Supermercados

Vendas dos supermercados mineiros ficam 3,7% maiores em fevereiro

No mês de fevereiro deste ano, as vendas dos supermercados mineiros tiveram crescimento de 3,74% em relação ao mesmo mês de 2015

No mês de fevereiro deste ano, as vendas dos supermercados mineiros tiveram crescimento de 3,74% em relação ao mesmo mês de 2015. Porém, na comparação de fevereiro/16 com janeiro/16, o setor registrou retração de 2,89%.

Os dados são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.

 

 



O levantamento, feito com empresas de todas as regiões do Estado, aponta ainda um crescimento acumulado de 2,21% nos dois primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2015.

A principal justificativa para a queda nas vendas em fevereiro frente a janeiro, segundo os empresários, é o calendário. Embora neste ano fevereiro tenha sido de 29 dias, as lojas ficam fechadas na segunda-feira de carnaval, porque na data, é comemorado o Dia do Comerciário. Com isso, foram 28 dias em fevereiro contra 31 em janeiro.

 

 



O mesmo carnaval que fez diminuir as vendas em relação ao janeiro as fez crescer quando comprado ao mês de fevereiro do ano passado. É que, em muitas cidades, a sazonalidade é relevante, especialmente para as vendas de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e de carnes. 

O fato de ter ocorrido no início do mês (de 5 a 9) neste ano, coincidiu com o primeiro final de semana após o quinto dia útil, quando o trabalhador recebe o salário. Tradicionalmente, esse final de semana é o melhor do mês em vendas no setor e ainda ganhou o reforço do carnaval. Em 2015, o feriado ocorreu de 13 a 17 quando, normalmente, o consumidor já gastou o salário.

 

 


Brasil

Nesta semana, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou os resultados em âmbito nacional. De acordo com a entidade, em fevereiro sobre janeiro deste ano, o setor apresentou retração de 1,61% nas vendas. Já sobre o mesmo mês do ano passado, fevereiro de 2016 sobre fevereiro de 2015, o desempenho foi positivo em 2,92%. O acumulado do primeiro bimestre em 2016 no Brasil, porém, ficou negativo em 0,36%.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.