segunda-feira, 31 de Agosto de 2015 11:05h

Vendas dos supermercados voltam a crescer em MG

Depois de duas quedas seguidas na comparação com o mês anterior, as vendas dos supermercados voltam a crescer em Minas

De acordo com o “Termômetro de Vendas”, pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), em julho sobre junho, o setor teve expansão de 4,03% atingindo esse avanço pela primeira vez no ano.

Sobre o mesmo mês do ano anterior, isto é, julho de 2015 sobre julho de 2014, também houve expansão, ficando 2,14% positivo.  Os números estão deflacionados pelo IPCA, IBGE.

O crescimento acumulado que vinha em declínio mensal desde fevereiro, sobre janeiro, voltou a crescer e passou de 0,63% em junho para 0,84% em julho, conforme abaixo:


Janeiro:       3,64%
Fevereiro:   2,58%
Março:        1,58%
Abril:          0,88%
Maio:          0,70%
Junho:         0,63%
Julho:          0,84%


Segundo os supermercadistas pesquisados, a melhora no setor se deve à base baixa de comparação sobre junho e a um dia a mais de venda. O período de férias também foi citado por muitos supermercadistas.

No entanto, as férias não justificam o crescimento global no estado, já que, enquanto umas cidades ganham mais consumidores, outras perdem, especialmente, as “cidades universitárias”. 
Variação Regional-MG/junho:


MÉDIA TOTAL:
4,03%
Central:
3,95%
Centro-Oeste:
2,89%
Norte/Noroeste:
3,22%
R. Doce/Mucuri/Jequit.:
4,19%
Sul:
4,83%
Triângulo/A. Paranaíba:
3,92%
Zona da Mata
4,89%






 


Superminas 2015

Em outubro, os segmentos supermercadista e panificador de Minas Gerais, com representantes também de várias partes do País, estarão reunidos em Belo Horizonte no evento anual desses setores. O Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas) será no Expominas, nos dias 20 a 22, e deve reunir próximo de 55 mil participantes em três dias destinados aos negócios, relacionamento comercial e treinamento.

Realizado em conjunto pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e o Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão), a Superminas é o maior evento nacional dos dois segmentos reunidos e o segundo maior do varejo nacional.  A área de exposição tem 25 mil metros quadrados e recebe em torno de 420 expositores nacionais e internacionais.

No setor de congresso, serão ministradas entre 40 e 50 palestras, fóruns, workshops, debates sobre as tendências mundiais em padarias e supermercados. O tema central do evento é “Informação, ferramenta estratégica”.

A situação econômica do País e as dificuldades do varejo alimentício também terão grande espaço nos debates.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.