segunda-feira, 11 de Novembro de 2013 10:28h

Vice-prefeito participa de inauguração de novos leitos em Formiga

O vice-prefeito Rodrigo Resende, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Dárcio Abud Lemos, participou na última sexta-feira (08/11) da inauguração de 20 leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal e do novo centro cirúrgico da Santa Casa

O vice-prefeito Rodrigo Resende, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Dárcio Abud Lemos, participou na última sexta-feira (08/11) da inauguração de 20 leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal e do novo centro cirúrgico da Santa Casa de Formiga.  Durante a solenidade, Rodrigo Resende e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG), José Márcio Zanardi, entregaram ofício ao secretário de estado de Saúde, Antônio Jorge, e ao secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, solicitando a implantação da rede de urgência/ emergência em nossa região.

De acordo com o presidente do Cosems, a solicitação busca ampliar a assistência médica ao cidadão que precisa de atendimento rápido. “Estamos pedindo o cofinanciamento do Estado e da União para que seja implantada essa rede de atendimento aos municípios, possibilitando a contratação de mais profissionais, e que todos os hospitais tenham esse aporte de recursos de outras esferas de governo para melhorar a assistência nessa área. Entregamos também o pedido de implantação do Samu regional, que tem uma regulação própria, com diversos pontos para atender a população que necessita do atendimento de emergência, que também fica a cargo das prefeituras que não têm equipe especializada para dar o tratamento adequado”, declarou José Márcio.

A abertura de novos leitos de UTI representa um grande avanço assistencial para a região ampliada oeste, que, até então, contava apenas com seis leitos, no Hospital São João de Deus. “A criação de mais leitos com certeza ajuda a aliviar o São João de Deus. Divinópolis é uma cidade sobrecarregada na questão de saúde, e isso vai nos beneficiar muito. Grande parte dessa região vai passar a frequentar Formiga, e não mais o São João de Deus”, ressaltou o vice-prefeito.

Além de Divinópolis, o investimento realizado em Formiga beneficiará outros 53 municípios da região, com população de 1,2 milhão de habitantes. “A Santa Casa de Formiga tem colaborado em nossa rede de urgência e emergência que está sendo montada, decorrente da comissão de mediação, que está neste momento fazendo o seu relatório final de recomendação para recomposição da rede de emergência. Especificamente, com o descredenciamento do Hospital São João de Deus em ortopedia, há mais de um ano, nós tivemos a necessidade de reconstituir os atendimentos de ortopedia, principalmente da UPA central de Divinópolis, e um dos apoios que tem acontecido é a Santa Casa de Formiga, bem como Santo Antônio do Amparo. Então, esses novos leitos são bem-vindos e se fazem necessários para recompor nosso atendimento, não só Divinópolis, mas de toda a microrregião de Divinópolis” completou o secretário municipal de Saúde, Dárcio Abub.
Participaram da inauguração o provedor da Santa Casa de Formiga, Geraldo Couto, os deputados Jaime Martins e Fabiano Tolentino, o promotor de Justiça Ubiratan Domingues, a superintendente da regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho, prefeitos, vereadores e gestores de saúde.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.