Fundação Hemominas convoca doadores de todos os tipos sanguíneos.

21 OUT 2020

A Fundação Hemominas mais uma vez convoca os doadores voluntários de sangue de todos os tipos sanguíneos a comparecerem em suas unidades para realizar a doação e ajudar a regularizar os estoques.

Desde o início da pandemia do coronavírus, o número de doadores de sangue caiu significativamente em Minas Gerais. Com isso, os estoques de sangue, que já andavam em níveis baixos, estão ainda mais comprometidos. Atualmente, os estoques estão, em média, 40% abaixo do ideal. Apenas o tipo sanguíneo AB positivo encontra-se em situação estável.

Segurança

A Fundação Hemominas segue uma série de procedimentos de prevenção para que os doadores se sintam seguros ao entrar na instituição e fazer a doação de sangue. Entre os cuidados adotados, está o agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras; a utilização do álcool gel / líquido70% para higienização das mãos; e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.

Como fazer a doação

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus COVID-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.

Agendamento

As doações devem ser agendadas online ou pelo MGapp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, é importante que o doador faça o cancelamento e disponibilize o horário a outro candidato.

Consulte os endereços e horários de atendimento das unidades Hemominas em todo o Estado.

 

 

 

 

 

 

© 2009-2020. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.