quinta-feira, 1 de Setembro de 2016 15:53h Carina Lelles

Acasp entrega Certificado de Reconhecimento a militares de Divinópolis

Dois militares da 142ª Cia da Polícia Militar de Divinópolis receberam, através da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp), uma homenagem por terem salvado a vida de uma criança de dois anos.

POR CARINA LELLES

carina.lelles@gazetaoeste.com.br

 

O Certificado de Reconhecimento foi entregue pelas mãos de Nilara da Silva, mãe da garotinha.

O caso foi registrado no dia 17 de agosto, no bairro Paraíso, e emocionou a população e os militares que não estavam acostumados a prestar este tipo de atendimento. Segundo Nilara, a filha Emanuele não passava bem, apresentava febre e começou a ter uma crise convulsiva. “Eu saí desesperada para a porta de casa para pedir ajuda. Eu precisava levar a minha filha para receber atendimento médico e, graças a Deus, a viatura da Polícia Militar passava exatamente naquela hora”, lembra a mãe, Nilara da Silva.

O socorro veio no momento certo. O 3° Sargento da PM, Oriosvaldo Pinheiro Silva, e o Soldado Rafael Pinheiro da Silva colocaram Emanuele na viatura e seguiram sentido à UPA Padre Roberto. No carro, as manobras de primeiros socorros foram feitas por um militar “Eu comecei a fazer a massagem cardíaca, mas foi muito difícil, porque ela não reagia. Quando a mãe me contou que a filha havia se engasgado com o leite, eu mudei a técnica. Depois dessa informação, eu virei a criança de bruços e iniciei a manobra para tentar fazer ela voltar a respirar”, contou o Sargento Oriosvaldo.

Quando os militares chegaram próximo à UPA, Emanuele recuperou os sinais vitais, mas ela ainda estava desmaiada. Na unidade, ela recebeu atendimento médico e o quadro clínico foi estabilizado. A atitude dos militares foi fundamental para garantir a vida da criança. Apesar de não ser uma atuação comum realizada pelos policiais, eles estavam preparados para atuar com as técnicas apreendidas durante a formação. “No momento da ocorrência, a gente fica bastante preocupado, principalmente por se tratar de uma criança. Mas o alívio veio após percebermos que tudo correu bem”, acrescentou Soldado da PM, Rafael Pinheiro.

Para o Presidente da Acasp, José Levi Lucas, o certificado é um símbolo que marca o bom serviço prestado pela PM. “A homenagem tem o intuito de reconhecer os esforços dados pelas Forças de Segurança, nesse caso, da Polícia Militar. É uma forma de mostrar que o trabalho da PM vai além de coibir crimes através de ações preventivas e repressivas. Eles assumiram, naquele momento, o papel de salvar uma vida. É de extrema importância a comunidade conhecer os feitos positivos de profissionais dessa área”, enfatizou o Presidente da Acasp, José Levi.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.