quarta-feira, 12 de Outubro de 2016 12:31h Diego Henrique

Agentes socioeducativos e penitenciários passam a preencher ocorrências

Servidores que atuam em presídios, centros socioeduca­tivos e penitenciárias de Minas Gerais passarão a registrar as ocorrências que acontecem nessas unidades por meio dos Registros de Eventos e Defesa Social (Reds). No país, apenas os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul já possuem essa prática.

Parte dos servidores de Belo Horizonte começou um treina­mento nesta segunda-feira (10). A intenção é gerar economia, evitando o deslocamento e o empenho de policiais militares para fazerem os registros

Atualmente, cerca de 15 mil ocorrências são registradas em unidades prisionais e socioedu­caivas de todo o estado. Com a capacitação, o registro ficará sob a responsabilidade de ser­vidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap).

Além dos policiais militares estarem disponíveis para o po­liciamento ostensivo, a expec­tativa é de que as informações contidas no Reds sejam mais completas, já que os registros serão feitos por pessoas que estão no local e conhecem a rotina da unidade.

O curso é presencial, com jornada de 64 horas, entre aulas práticas e teóricas. O objetivo é que todas as 187 unidades prisionais do estado e as 36 uni­dades socioeducativas tenham servidores aptos a preencher o Reds em caso de ocorrências como lesão corporal, ameaça, dano, porte e posse ilegal de arma de fogo, porte ilegal de arma branca, ingresso ilegal de celular ou rádio, uso e consumo de drogas e tráfico ilícito de drogas.

DIVINÓPOLIS

De acordo com a asses­soria de comunicação da Se­cretaria de Estado de Defesa Social (Seds), não há previ­são para o treinamento dos servidores de Divinópolis. A assessoria informou que um grupo de servidores distribu­ídos pelas 18 Regiões Inte­gradas de Segurança Pública

(Risp’s) do estado serão trei­nados para se tornarem mul­tiplicadores do conhecimento, abrangendo todas as unida­des prisionais e socioeducativas.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.