sexta-feira, 14 de Outubro de 2016 15:46h Pedro Gianelli

Atividades do Outubro Rosa continuam em Divinópolis

As atividades preventivas do Outubro Rosa, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) através da diretoria de Atenção à Saúde, continuam acontecendo nas 37 unidades de saúde de Divinópolis

Neste ano o tema da campanha é “E você já descobriu que todo dia pode ser rosa?” e o objetivo é mobilizar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde todos os dias e de forma integral, incentivando a participação dessas no controle das principais doenças que as afetam e consequentemente de incentivo à saúde, não só no mês de outubro, como em todos os dias do ano.

De acordo com o apoio técnico da Diretoria de Atenção à Saúde, Adriana Gomes, a campanha reforça a importância de a mulher conhecer seu corpo e cuidar bem dele e sobre o direito à saúde humanizada, de qualidade e livre de toda forma de discriminação, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Programação nas unidades básicas de saúde até o momento:

18/10 na ESF Santa Rosa e no Centro de Saúde Nações acontecerá durante todo o dia um mutirão de exame preventivo de colo do útero com as enfermeiras Rafaella e Eunice e Tarde da Beleza com a Embeleze.

18/10 na ESF Belo Vale Rancho Alegre acontece o Dia Rosa, no qual 43 mulheres irão para Santo Antônio do Monte realizar mamografias, acompanhadas pelas agentes comunitárias de saúde. No trajeto haverá bingo, sorteio de brindes e outras atividades educativas.

18/10 às 7h30 na ESF Osvaldo Machado Gontijo acontece um mutirão de exame preventivo de colo do útero com a enfermeira Marine.

18/10 às 13h no Centro de Saúde Ipiranga tem Roda de Conversa sobre a Saúde da Mulher com a equipe do Hospital do Câncer de Divinópolis.

19/10 na ESF Santa Rosa e no Centro de Saúde Nações acontece palestra sobre Planejamento Familiar na Sala de Espera realizada por alunos de medicina da UFSJ e enfermeira Rafaella.

20/10 às 7h30 na ESF Osvaldo Machado Gontijo tem a Sala de Espera com temas variados a respeito da saúde da mulher.

20/10 às 13h30 na ESF Lagoa dos Mandarins tem Encontro de Mulheres com a Dra Maria Cecília.

20/10 às 17h30 na ESF Sagrada Família acontece um Dia de Beleza para as mulheres e realização de exame preventivo de colo uterino.

21/10 no ESF Santa Rosa e no Centro de Saúde Nações tem mutirão de exame preventivo de colo do útero com as enfermeiras Rafaella e Eunice e Tarde da Beleza com a Embeleze (com cortes de cabelo grátis)

24/10 às 7h30 e às 12h30 na ESF Nossa Senhora das Graças tem orientação sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero, com distribuição de panfletos informativos e laços de fita rosa para os usuários. Durante todo o mês acontecerá exames preventivos de colo do útero que deverá ser agendada na unidade.

24/10 às 8h na ESF Belvedere tem grupo de Grupo de Fisioterapia e às 13h30 a Tarde da Beleza com distribuição de brindes. Nesta unidade serão disponibilizadas vagas de consultas médicas destinadas as mulheres e exposição de artesanatos durante todo o mês.

25/10 às 7h30 na ESF Belvedere tem coleta de preventivo de colo do útero, às 13h30 palestra sobre câncer bucal. Às 17h30 tem mutirão de preventivo de colo do útero, terapia comunitária e um café de confraternização.

25/10 às 7h30 na ESF Osvaldo Machado Gontijo tem mutirão de preventivo de colo do útero com a enfermeira Marine.

25/10 às 13h no Centro de Saúde Ipiranga tem contação de história com Iara e Ivanete.

25/10 às 18h na ESF Nossa Senhora das Graças será realizada uma palestra sobre o câncer de mama e de colo do útero e às 18h30 tem a realização de exame preventivo de colo do útero e de mamas.

26/10 às 7h30 na ESF Nossa Senhora das Graças tem orientação sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero, com distribuição de panfletos informativos e laços de fita rosa para os usuários. Às 14h tem o Grupo de Mulheres com a psicóloga da unidade e a Tarde da Beleza com profissionais da Embeleze. Às 18h acontecerá uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e às 18h30 tem a realização de exame preventivo de colo do útero e de mamas.

26/10 na ESF Belvedere às 7h30 tem atividades de Chi kung e às 13h30 palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e teste rápido de Hepatite B, HIV e Sífilis.

26/10 às 14h na ESF Belo Vale Rancho Alegre acontece o Encontro com a Saúde para encerramento do Outubro Rosa, com participação do enfermeiro Altair da ACCCOM no Salão da Igreja no bairro Belo Vale.

27/10 às 7h30 na ESF Belvedere tem Contação de Histórias e às 14h prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

27/10 às 14h na ESF Nossa Senhora das Graças tem palestra sobre sexologia e conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero, com ginecologista Maria Cecília.

27/10 às 17h30 na ESF Sagrada Família tem Contação de História com Iara Soares e realização de exame preventivo de colo uterino.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.