sexta-feira, 30 de Setembro de 2016 16:34h Carina Lelles

Cerca de 200 bananas de dinamites são apreendidas em Oliveira

A Polícia Militar de Oliveira fez a apreensão de cerca de 200 bananas de dinamite e quase duas toneladas de nitrato de amônia na BR-381. O material estava em um caminhão e, em uma caminhonete, foram en­contrados também materiais explosivos.

De acordo com a Polícia Militar, durante patrulhamen­to, um caminhão, com placas de Igarapé, foi abordado. Em vistoria no veículo, os milita­res encontraram, dentro da carroceria, aproximadamente 1.800 quilos de nitrato de amô­nia e cerca de 200 artefatos explosivos, conhecidos como “banana de dinamite”.

Os materiais, segundo os militares, estavam espalhados de maneira desordenada pela carroceria do veículo, com algumas bananas de dinamite fora da caixa e cobertos de maneira improvisada com uma lona.

O motorista do caminhão disse aos militares que retirou o material da pedreira que arrendou e deixou o caminhão escondido em uma fazenda distante do local da detona­ção, pois foi feita uma detona­ção no meio do dia. O material encontrado no caminhão, segundo o motorista, seria sobra da primeira detonação e seria devolvido.

Segundo a Polícia Militar, o caminhão em que era feito o transporte dos materiais não era devidamente autorizado e, portanto, o transporte estava irregular, comprometendo a segurança.

Os militares também abor­daram uma caminhonete, com placas de Igarapé, onde foram encontrados, escondi­dos no painel, atrás da tampa do porta-luva, espoleta, esto­pim e retardo, além de vários cheques e dinheiro, que foram apreendidos.

Os motoristas do cami­nhão e da caminhonete fo­ram questionados sobre a documentação referente aos explosivos, mas os documen­tos não foram apresentados. No transcorrer da ocorrência, o responsável técnico pelas detonações compareceu ao lo­cal e confirmou que havia sido realizada uma detonação e que os materiais que estavam na carroceria do caminhão seriam devolvidos.

O técnico apresentou dois rolos que continham várias etiquetas adesivas, referentes à nitromax granulado. Os produtos foram apreendi­dos e encaminhados para a Delegacia. Os veículos foram apreendidos e removidos para o pátio credenciado ao Detran. Os três homens foram levados para a Delegacia para demais providências.

A equipe antibombas da Polícia Militar compareceu ao local e acompanhou o desen­rolar da ocorrência, ficando o material sob a custódia dos militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE). A Perícia Técnica compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.