terça-feira, 18 de Outubro de 2016 11:07h

Mineiros participam da Feira de Artesanato Brasil Original na capital paulista

De 20 a 23 de outubro, artesãos apoiados pelo Sebrae Minas irão expor peças produzidas de Norte a Sul do estado

Sete artesãos e oito associações mineiras participam, na próxima semana, da Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original, em São Paulo. O evento, realizado de 20 a 23 de outubro, irá reunir mais de 320 artesãos de todo o país e cerca de 20 mil visitantes. O apoio aos artesãos mineiros integra as ações do Sebrae Minas para estimular a divulgação e as vendas do artesanato do estado.

 

No estande montado pelo Sebrae Minas, uma verdadeira vitrine do artesanato mineiro será exposta. Bonecos em madeira, tecido em algodão reaproveitado, brinquedos pedagógicos feitos artesanalmente, adornos decorativos em madeira e tecido, além de utilitários feitos em fibras vegetais, estão entre os produtos em destaque.

 

Do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, três comunidades irão expor a arte feita em cerâmica. Entre elas, a Associação de Artesãos de Coqueiro Campos, da comunidade de Campo Buriti, Associação dos Lavradores e  Artesãos de Campo Alegre, ambas do município de Turmalina, formada por cerca de 40 associados em cada uma delas.  O grupo irá levar adornos de cerâmicas, como vasos, flores, moringas e as tradicionais bonecas de argilas do Vale do Jequitinhonha.

 

A tecelagem também ganhará espaço. Colchas, xales, tapetes e mantas produzidas nos teares do Vale do Urucuia, tingidas naturalmente por casca de cebola, sucatas de ferro e frutas do cerrado dão cor às linhas de algodão produzidas pelas associações de artesãos dos municípios de Riachinho, Uruana de Minas, Sagarana (distrito de Arinos), Natalândia e Bonfinópolis de Minas. Juntas, elas participam de uma rede de produção de tingimento, fiação e tecelagem que ganha o nome de Central Veredas.

 

Os visitantes também encontrarão no estande do Sebrae Minas objetos e peças de decoração feitos com matérias-primas de origem vegetal, derivados de plantas e árvores, como madeiras, palhas, sementes e resina. O trabalho de  Ruth Gorgulho, do Sul de Minas,  é um deles. Ciente da necessidade de diferenciar o seu trabalho da concorrência, a artesã se dedicou à confecção de bonecas, anjos, guirlandas, vasos, presépios, entre outras peças, feitas com palha de milho e bucha vegetal. A artesã utiliza ainda sementes de goiaba para enfeitar as saias das bonecas, e as folhas secas na base para os presépios.

 

A Feira Brasil Original é uma iniciativa do Sebrae Nacional com o objetivo de aumentar a visibilidade do artesanato brasileiro. A feira é uma parceria do Sebrae com o Programa de Artesanato Brasileiro – PAB.

 

Conheça os artesãos que estarão no estande do Sebrae Minas

 

Agnaldo  Souza Pinho: bonecos articulados em madeira;

Andréa Barbosa do Carmo: colares, anéis, bolsas, faixas para cabelo, brincos feitos com tecidos e algodão reaproveitado;

Luiz Augusto Pianetti  Fonseca: pinturas;

Marcelo Simões Barbosa: brinquedos pedagógicos (jogos e bonecos);

Maria Flora Iscold de Oliveira: bancos de madeira e tecido, e almofadas;

Mário Pereira Teles: produtos decorativos em madeira;

Ruth Maria Carneiro Gorgulho: anel para guardanapo, anjos, árvores de natal feitos com palha de milho e juta

Associação dos Lavradores e Artesão de Campo Alegre (Alaca): potes, bonecas, flores e galinhas em cerâmica;

Associação dos Artesãos de Carmo do Rio Claro: tecelagem (tapetes e jogos americanos);

Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo: potes, bonecas, flores e galinhas em cerâmica

Central Veredas: tecelagem (tapetes, jogos americanos, xales e cachecóis); 

Associação dos Artesão de Santa Cruz de Chapada do Norte: bancos e cadeiras em madeira e couro (rústico);

Núcleo de Bordado Solidário de Glaura: bordados em tecido (vestidos e blusas);

Associação Comunitária dos Artesãos de Turmalina: colchas, almofadas e passadeiras feitas em tear e bordadas a mão;

Associação dos Artesãos do Município de Taiobeiras: potes, bonecas, flores, reprodução de cenas do cotidiano e imagens de São Francisco.

 

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.