quarta-feira, 7 de Setembro de 2016 11:00h Mauro Eustáquio Ferreira

Misericórdia e ecologia são temas de encontro cultural

Com o tema geral “Misericórdia, o Perdão de Assis”, o programa do XIV Encontro Cultural Franciscano será aberto às 19h30 de 11 de setembro de 2016, próximo domingo, na missa presidida pelo ministro provincial frei Hilton Farias de Souza, OFM, no Santuário de Santo Antônio, em Divinópolis. Durante o evento, que se estenderá até 15 de setembro de 2016, serão realizadas palestras com debates sobre questões sociais, políticas, ambientais e religiosas, com apresentações artísticas e lançamentos de livros e de DVD.

A maior parte do programa estará concentrada no Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFFC), rua Minas Gerais, 582, que promove o XIV Encontro com a Província Franciscana de Santa Cruz, cujas atividades acontecerão a partir das 19 até as 22 h, com apoio cultural da Minauto, Farmax, Cofer, Plasdil, Distribuidora Mangueiras Brasil, Confraria Cultural Brasil/Portugal, Ateliê de Mosaicos Denise Arantes, Horti-Fruti Ribeiro e Panificadora São Geraldo.

 

MISERICÓRDIA E ECOLOGIA

 

A misericórdia e a ecologia serão os principais temas das palestras do XIV Encontro Cultural Franciscano, cujos organizadores se preocuparam em dar prosseguimento ao tema do Ano Santo da Misericórdia, durante as comemorações do oitavo centenário da Indulgência de Porciúncula, conhecida também pelo nome de “Perdão de Assis”, programada pela Ordem Franciscana no decorrer do ano 2016, ao mesmo tempo em que ressaltam a preocupação dos frades de São Francisco com a natureza e o meio ambiente.

O programa do XIV Encontro Cultural Franciscano começa no próximo domingo, 11 de setembro, às 19h30, no Santuário de Santo Antônio, avenida 21 de Abril, 655, em missa de abertura presidida pelo ministro provincial da Província Franciscana de Santa Cruz, frei Hilton Farias de Souza, OFM.

Na segunda-feira, 12 de setembro, a partir das 19 h, no CFCC, o palestrante Frater Henrique Cristiano José Matos, CFFM, discorrerá sobre “A ecologia e os animais” e lançará seu livro “Ecologia e animais: ensaio a partir de uma indignação ética”; o debatedor da noite será o prof. Alexandre Nascimento, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg); no momento cultural será apresentado “Fazendo Arte”, sob a direção de Lenir Castro.

A apresentação do Opus Quarteto abre o programa da terça-feira, dia 13, a partir das 19 h. A seguir, será ministrada a palestra “A política da misericórdia em tempo de iras” por D. Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), com a participação do debatedor, padre José Raimundo Bechelaine. Na mesma ocasião será lançado o livro “Hermenêutica bíblica libertadora – encontro entre católicos e protestantes”, do professor e escritor Carlos Cunha.

Às 19 h da quarta-feira, dia 14, Dia da Exaltação da Santa Cruz e Dia da Província Franciscana de Santa Cruz, frei Celso Márcio Teixeira, OFM, apresentará o tema “Indulgência da Porciúncula: o Perdão de Assis”, com debates da professora Zélia Castilho. Durante o momento cultural haverá a apresentação da Orquestra de Cordas e Sons e o lançamento do DVD “O 28.o Congresso da UNE”, de Betinho Duarte, realizado na Igreja de São Francisco das Chagas, de Belo Horizonte.

A apresentação do Coral do ECC abre o programa da quinta-feira, dia 15, às 19 h, seguida da palestra “Amoris Laetitia – Aspectos teológicos e pastorais”, pelo padre Geraldo Luiz De Mori, SJ, com a participação do debatedor d.r Arthur Diniz.
As palestras e atividades artísticas ocorrerão no Centro Franciscano de Formação e Cultura (CFCC), rua Minas Gerais, 582, com entrada franca. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3212-9135 (CFFC).

Participam da comissão organizadora do XIV Encontro Cultural Franciscano: frei Leonardo Lucas Pereira, Erivelta Diniz, frei Laércio Jorge, Maria Cecília Guimarães Santos e Mauro Eustáquio Ferreira.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.