quinta-feira, 21 de Maio de 2015 10:07h

Abertura da Semana dos Orgânicos será domingo (24) no Parque da Cidade, em Brasília

Evento começará às 8h e contará com diversas tendas de alimentos

A abertura oficial da 11ª Semana dos Alimentos Orgânicos (SAO) de 2015 será realizada no Parque da Cidade, em Brasília, no próximo domingo (24). Cerca de 20 produtores orgânicos do Distrito Federal participaram do evento, promovendo degustação e comercialização. O público poderá conferir uma grande variedade de alimentos orgânicos, entre hortaliças, vegetais e produtos processados, como café, goiabada, cogumelo e frutas desidratadas.

De acordo com o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias, o grande diferencial desses produtos é que o processo produtivo contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando também as relações sociais e culturais.

As tendas de alimentos orgânicos serão montadas no estacionamento 13 do Parque da Cidade, ao lado do prédio da administração. A população poderá experimentar e comprar os alimentos a partir das 8h. O evento será realizado até as 12h.

A Semana dos Orgânicos é promovida para oferecer informações aos consumidores sobre onde encontrar os produtos orgânicos e como são produzidos e, este ano, será realizada entre os dias 24 e 31 deste mês. O evento dá início à campanha anual dos produtos orgânicos. A proposta é divulgar para os consumidores os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.

A iniciativa é organizada pela Coordenação de Agroecologia, do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC) do Mapa. Conta com o apoio também das Comissões de Produção Orgânica Estaduais (CPOrgs) e possui diversos parceiros, como a Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda e a Biodiversidade para a Alimentação e Produção.

A semana é realizada simultaneamente em 21 estados – Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Acre, Tocantins, Roraima, Rondônia, Amazonas, Pará, Piauí, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul – e no Distrito Federal. Cursos, seminários, debates e feiras estão entre as atividades previstas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.