sexta-feira, 13 de Março de 2015 11:42h Fernanda Lima

Aracaju comemora aniversário ao ritmo de forró

A cidade completa 160 anos e atrai turistas com sua história, cultura e beleza natural

No próximo dia 17 (terça-feira) a capital de Sergipe completará 160 anos ao som de forró. Para celebrar o aniversário, a prefeitura da cidade organizou uma festa antecipada para o dia 15 (domingo) na praça localizada entre os mercados municipais. O festejo contará com apresentações das bandas Forró dos Vips, Cavaleiros do Forró, Rojão Diferente e Maysa Reis, a partir das 19 horas.
Aracaju mantém tradições da cultura afro-brasileira. Poetas populares e cantadores regionais costumam transformar o mercado, localizado no centro da capital nordestina, em um ponto de divulgação. A festa da Padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, é comemorada no dia oito (8) de dezembro na Orla de Atalaia. Durante a celebração, é realizada a famosa lavagem, onde Oxum é consagrada, de acordo com a tradição de crenças africanas (candomblé e umbanda).

Este ano, apenas os seis feriados nacionais devem trazer ao estado de Sergipe mais de 102 mil viajantes, segundo o Ministério do Turismo. A capital Aracaju é um dos principais destinos do estado e atrai estrangeiros e brasileiros pela beleza das praias, de seus rios e manguezais.

A gastronomia local inclui frutos do mar, pratos à base de castanhas de caju, queijo coalho, requeijão, doces caseiros e frutas tropicais. O litoral de Aracaju é formado por 35 quilômetros, com areias planas, água mornas e rasas. As principais praias da cidade são Atalaia (a mais famosa e próxima ao centro do município), Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueteiro.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.