terça-feira, 21 de Julho de 2015 13:45h

Banco de alimentos é tema de oficina em São Paulo

Encontro, nesta quarta (22) e quinta-feira (23), debate desafios e ações que devem ser desenvolvidas nos próximos anos para consolidar estratégia de segurança alimentar e nutricional

Representantes de bancos de alimentos públicos e privados das regiões Norte e Centro-Oeste e do estado de São Paulo se reúnem, nesta quarta (22) e quinta-feira (23), na capital paulista, para trocar experiências e informações sobre a estratégia de segurança alimentar e nutricional que promove a redução de desperdício.

Realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com apoio da Rede Sesc/Mesa Brasil e Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, a oficina regional vai discutir também a formação de uma Rede Brasileira de Banco de Alimentos. Este é o terceiro encontro que está sendo promovido. Os dois anteriores contaram com a participação de aproximadamente 140 gestores da área de segurança alimentar e nutricional.

Segundo a coordenadora-geral de Equipamentos Públicos do MDS, Kathleen Machado, a formação da Rede vai fortalecer as ações dos bancos de alimentos. "Com esse fortalecimento, nós vamos reduzir o desperdício de alimentos e garantir uma alimentação saudável para a população."

O MDS já financiou a construção de 109 bancos de alimentos pelo país e outros 105 são da iniciativa privada. Os bancos arrecadam alimentos que se encontram fora dos padrões de comercialização, mas são adequados para o consumo. Os alimentos são selecionados e depois distribuídos para instituições sem fins lucrativos, que vão produzir e distribuir refeições gratuitas.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.