quinta-feira, 13 de Outubro de 2016 17:08h Atualizado em 13 de Outubro de 2016 às 17:13h. MAPA

Blairo destaca sistema de sanidade e produção agropecuária de SC

Ministro participou da inauguração de novos silos em terminal do Porto de São Francisco do Sul

Ao participar da inauguração de silos graneleiros no terminal marítimo do Porto de São Francisco do Sul (SC), nesta quinta-feira (13), o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) disse que o estado é um exemplo na agropecuária brasileira. “Santa Catarina tem uma agricultura muito diversificada e um sistema de sanidade animal e vegetal reconhecido internamente e no mercado mundial”.

O estado, destacou Blairo, é o único do país com o status de livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O ministro lembrou que a Coreia do Sul acaba de abrir mercado à carne suína de SC. No dia 16 de novembro, uma missão técnica sul-coreana virá ao Brasil para vistoriar propriedades e frigoríficos. 

O ministro salientou que o terminal do Porto de São Francisco do Sul é um exemplo concreto de resultado da chamada “lei dos portos”, sancionada em junho de 2103, que abriu a exploração de terminais portuários ao capital privado.

Silos para soja e milho

Os três novos silos ficam no terminal marítimo privado da empresa Terlogs e podem armazenar até 70 mil toneladas de soja e milho – dois produtos importantes na pauta de exportações brasileiras. Com isso, a capacidade estática do terminal passa a ser de 180 mil toneladas de grãos.

Santa Catarina se destaca como uma das principais saídas dos produtos brasileiros com destino ao mercado externo. O estado conta com quatro portos: São Francisco do Sul, Itajaí, Imbituba e Navegantes.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.