quinta-feira, 3 de Setembro de 2015 12:54h

Boas Novas no Campo: Kits de apicultura beneficiam apicultores no Maranhão

Boas Novas no Campo! A história do apicultor Manoel Cardoso Dias, morador do Assentamento Pavio, no município de Colinas, é o destaque da Rádio Codevasf desta semana

Ele recebeu da Companhia um kit de apicultura – uma ação do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, que tem como foco famílias com renda per capita de até R$ 77,00. Segundo o apicultor, 17 apicultores do assentamento foram beneficiados com os kits que estão ampliando a renda das famílias.

“Foi muito bom para gente. Era um antigo sonho da nossa comunidade, exercer a atividade de apicultura, mas não tínhamos condições. Para a gente se aperfeiçoar, apareceu a Codevasf com seu projeto de melhoria da nossa produção de mel”, relata o apicultor.

Manoel Cardoso também frisa que o apoio da Codevasf deverá estimular ainda mais o interesse de outras pessoas a iniciarem a atividade. “Estamos muito felizes. Hoje a produção de mel é um complemento na nossa renda. A gente recebeu colmeias,  macacões, botas, luvas, entre outros itens. A expectativa é de que agora mais produtores entrem para a atividade”, finaliza o apicultor maranhense.

Com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional, do Ministério da Integração Nacional, os investimentos ultrapassam R$ 2 milhões e fazem parte do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria, do governo federal. Trata-se de uma estratégia de ação que se concentra nas atividades que apresentam potencialidades produtivas, de forma especial, aquelas identificadas em regiões que mais sofrem com situações de pobreza extrema.

No Maranhão, as famílias atendidas estão localizadas em comunidades rurais dos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Anajatuba, Bacabeira, Buriti Bravo, Centro Novo do Maranhão, Colinas, São João Batista, Viana e Zé Doca.

Kits de apicultura

Os kits familiares distribuídos estão divididos em três tipos, de acordo com a capacidade produtiva de cada apicultor beneficiado. O primeiro tipo de kit é composto por dez colmeias completas, dez suportes, dois Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), dez quilos de cera alveolada, carretilha, formão e fumigador. O segundo tipo é composto por 20 colmeias completas, 20 suportes, dois EPIs, 20 quilos de cera alveolada, carretilha, formão e fumigador. Já o terceiro kit contém 30 colmeias completas, 30 suportes, dois EPIs, 30 quilos de cera alveolada, carretilha, dois formões e fumigador. Todos contam com coletores de pólen, além de garfos desoperculadores, baldes plásticos e telas de transporte. Ouçam a matéria da rádio Codevasf neste endereço: https://soundcloud.com/codevasf/boas-novas-no-campo-kits-de-apicultura-beneficiam-apicultores-no-maranhao

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.