segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2015 09:45h

Cada vez mais famílias cumprem condicionalidades de saúde do Bolsa Família

No último semestre, mais de 9,1 milhões de famílias beneficiárias foram acompanhadas na rede de assistência à saúde em todo o Brasil

O acompanhamento da saúde dos beneficiários do Programa Bolsa Família teve, no segundo semestre de 2014, o melhor resultado de sua série histórica. A rede do Sistema Único da Saúde (SUS) informou se mais de 9,1 milhões de famílias cumpriram o calendário básico de vacinação e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos e se as gestantes realizaram os exames pré-natal.

 

“As condicionalidades auxiliam o poder público a identificar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. O objetivo não é punir os beneficiários do Bolsa Família, mas fazer com que essas famílias tenham garantidos os seus direitos sociais básicos”, destaca a coordenadora-geral substituta de Acompanhamento das Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Daniela Arsky.

Veja aqui os resultados do acompanhamento por município

Entre as crianças menores de 7 anos, das 5,6 milhões acompanhadas, 99% cumpriram o calendário de vacinação. Em relação às grávidas, das 227,7 mil identificadas, 99,1% estavam com o pré-natal em dia.

Daniela ressalta que esses resultados são fruto do trabalho em conjunto de toda a rede de assistência à saúde. “O MDS, em conjunto com o Ministério da Saúde, divulga o quantitativo das famílias que deverão ser acompanhadas. E os municípios fazem, durante seis meses, o acompanhamento das crianças e gestantes”, explica.

Para as famílias com dificuldade em cumprir as condicionalidades, pode haver efeitos no benefício do Bolsa Família, como bloqueios e suspensões. Os cancelamentos, porém, só ocorrem em último caso. Cabe ao poder público dar atenção especial às famílias em situação de reiterado descumprimento, desenvolvendo ações para acompanhá-las e auxiliá-las a voltar a acessar os serviços de educação e de saúde.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.