terça-feira, 30 de Agosto de 2016 12:29h Codevasf

Codevasf participa de segunda reunião da Câmara Técnica do Novo Chico

A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, e o diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Companhia, Inaldo Guerra, participaram na tarde desta segunda-feira (29) da segunda reunião da Câmara Técnica do novo Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), o Novo Chico. O encontro ocorreu na sede do Ministério da Integração Nacional (MI), em Brasília, e foi coordenado pelo ministro Helder Barbalho. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz, esteve presente e fez uma apresentação sobre aspectos de trabalhos de revitalização de áreas degradadas.

 

“Nós entendemos que é um compromisso muito grande que tem o Tribunal em acompanhar os trabalhos nessa Câmara Técnica, porque isso revitaliza não apenas o leito de um rio ou um recurso importante para a vida nacional. Na verdade isso estimula a ampliação dos trabalhos da responsabilidade que tem que ter o poder público para com a sociedade e, acima de tudo, busca uma interação forte com os usuários da água”, disse o ministro Cedraz.

 

Participaram também da reunião representantes dos ministérios do Meio Ambiente; Cidades; Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e também de Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário; Fundação Nacional da Saúde (Funasa); Agência Nacional de Águas (ANA); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF); Instituto  de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas da União.

 

O diálogo de gestores e técnicos da Codevasf com representantes de outros órgãos sobre o Plano Novo Chico tem sido constante. Na última sexta-feira (26), a Companhia promoveu em sua sede a primeira reunião do Subgrupo de Economias Sustentáveis do Grupo de Trabalho (GT) que está responsável por detalhar propostas de linhas de ação para o Plano. As propostas do GT serão levadas à Câmara Técnica do Novo Chico, juntamente com as de outros Grupos, para discussão e consolidação. A Câmara Técnica é coordenada pelo Ministério da Integração Nacional e deverá apresentar propostas ao Comitê Gestor do Plano no início de novembro.

 

Plano Novo Chico

 

O Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é composto por ações que envolvem proteção e recuperação de nascentes, controle de processos erosivos e recuperação de áreas degradadas, educação ambiental e capacitação institucional, além da coleta e tratamento de resíduos sólidos, saneamento básico, infraestrutura hídrica, modernização da irrigação, apoio à produção sustentável e fiscalização ambiental integrada, dentre outras. No primeiro momento será priorizado o término de obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário que estão em andamento.

© 2009-2016. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.