quarta-feira, 14 de Janeiro de 2015 11:51h Gustavo Henrique Braga

Colheita da uva deve atrair 80 mil turistas a Bento Gonçalves

Turistas podem participar do processo de amassamento da fruta e degustar os vinhos

Nesta quinta-feira (15), começa a programação turística da colheita da uva, a vindima, em Bento Gonçalves (RS). O calendário de eventos da uva seguirá por dois meses, até 15 de março. Neste período, os visitantes podem mergulhar na cultura do vinho, com oportunidade de participar do processo tradicional de pisa da fruta. As atrações incluem degustação de vinhos e espumantes em 74 vinícolas da região.

Gilberto Durante, secretário de turismo de Bento Gonçalves, estima que entre 70 mil a 80 mil turistas visitarão a cidade durante os dias da vindima, o que representa um crescimento de 7% em comparação a igual período do ano passado. “Aqui o turista vivencia toda a cultura da produção e percebe que o vinho não é só uma bebida”, diz. A proposta, segundo ele, é consolidar o destino como alternativa às praias lotadas nesta época do ano.

Um dos destaques da programação é o já tradicional Jantar Sob as Estrelas, marcado para 6 de março. Neste jantar, duas das principais ruas da cidade serão fechadas para que mais de 30 restaurantes sirvam pratos, ao ar livre. A programação completa pode ser acessada aqui.

Evolução do turismo
Em dezembro último, Bento Gonçalves (RS) foi premiada pelo Ministério do Turismo como a cidade brasileira que mais evoluiu em ações de marketing e promoção do destino, de acordo com o Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014. O resultado levou em consideração, especialmente, a presença da cidade em cerca de 20 feiras do setor e à capacitação de mais de 300 agentes de turismo e operadoras de viagem.

"Promover a cidade, tendo como base a herança da população, seus costumes e sua arquitetura gera um ganho de imagem para o destino e para o país", diz o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

© 2009-2017. Todos direitos reservados a Gazeta do Oeste. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.